Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sipad e PRPPG realizam aula inaugural do curso Pré-Pós 2024

A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) realizaram no último sábado (5) a abertura do Pré-Pós UFPR 2024, no auditório Eny Caldeira, Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O curso prepara membros de grupos sociais vulneráveis interessados em cursar pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado). 

Fotos: Bea Oliveira

Compuseram a mesa de abertura, o Superintendente da Sipad, o professor Paulo Vinicius Baptista da Silva, o  Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor  Helton José Alves, a Dra. Sílvia Amorim Lima, vice-Coordenadora do Pré-Pós, o professor Eduardo Salamuni, Pró-Reitor de Administração, a Dra Adriane Alves da Silva Diretora do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), a Doutoranda Sara Pereira e a Dra Maritana Cruz representantes do Grupo de Pesquisa Erêya e, na sala virtual a Deputada Federal Carol Dartora e a coordenadora pedagógica Nathália Savione, da equipe de coordenação do Pré-Pós.

Fotos: Bea Oliveira

A edição de 2023 teve 1732 inscritos, no edital 04, das quais 1153 foram homologadas, mas 148 inscrições no edital do SISMMAC, profissionais da educação do município de Curitiba, dos quais 28 inscrições foram homologadas. O total de matriculados inicialmente é de 347.

Participaram do evento de abertura cerca de 150 pessoas de forma presencial e 771 em sala virtual, que assim puderam confirmar suas inscrições deferidas ou na lista de espera.

A equipe de execução também é composta pelo sociólogo Marcos Rogério dos Santos, pela coordenadora de tutoria Ana Lúcia Mathias e a secretária Janine Soares Moraes. 

Teremos atuação de 10 docentes de escrita criativa, nove docentes de escrita científica, 16 doutorandas e doutorandos tutoras e tutores, e 3 intérpretes de Libras. 

Sobre o curso

O Curso Pré-Pós é gratuito e será ofertado no período de 01 de abril a 31 de julho de 2024, com 14 aulas semanais de 2h/aula, aos sábados pela manhã, ministradas de forma síncrona por ensino remoto. Haverá orientações personalizadas a partir do interesse de pesquisa das e dos cursistas.

Além disso, o curso possui 20 atividades discursivas assíncronas com prazos pré-definidos que contarão para frequência e aprovação a serem realizadas pela plataforma da UFPR Virtual (Moodle).

Todas as aulas e orientações serão realizadas sob coordenação da SIPAD/UFPR, com cronograma a ser definido em edital específico. Serão emitidos certificados de participação para as e os cursistas que cumprirem as atividades mínimas propostas pela equipe de orientação. As e os cursistas aprovados terão direito a certificação de extensão ao final contabilizando 179 horas. Por se tratar de um curso de extensão, não há disponibilidade de bolsas ou qualquer outra modalidade de ajuda financeira.

Acompanhe a abertura do curso pelo canal do  Youtube do curso Pré-Pós

Com informações da Sipad/UFPR

Sugestões

As emergências das epistemologias cognitivas Africanas é tema do próximo encontro do Decom
O  Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná  (UFPR) vem promovendo...
UFPR e Minc realizam teste de usabilidade vinculados ao projeto Soluções Digitais; saiba mais
A Plataforma Mapas Culturais representa uma importante ferramenta na administração da cultura do país,...
Aluno do PPGCOM da UFPR é vencedor do 11ª prêmio Abrapcorp de Dissertações 2024
Bruno Rafael dos Santos, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal...
Projeto de extensão leva Sessões Culturais para Escolas e Centros de Educação Infantil de Matinhos
O Mundo Mágico da Leitura, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reconhecido...