Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Palotina é base para projeto piloto de pool de secretarias

A Progepe (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) e o Setor Palotina da UFPR deram início a um projeto de pool de secretarias, que pretende melhorar a eficiência do atendimento das secretarias do Setor.

Com o aumento do número de cursos oferecidos no campus Palotina, os secretários passaram a atender um número maior de alunos, docentes e técnicos. O projeto tem o objetivo de melhorar a organização do quadro de servidores para atender à demanda maior.

O Setor Palotina será base para o projeto piloto, que será aplicado posteriormente em toda a Universidade, se necessário.

O projeto foi elaborado pelos servidores Sabrina Brune, Elias Naor Schlosser e Douglas Leonardo Fossá, que também apresentaram um artigo sobre o tema no 16º Encontro Regional e 27ª Semana Acadêmica do Curso de Secretariado Executivo, que aconteceu entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro na Unioeste.

Segundo o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Adriano Ribeiro, representantes da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) fizeram uma visita técnica ao campus de Palotina para conhecer o projeto.

 

Expansão

A direção da UFPR Palotina, em conjunto com os secretários, encabeça o projeto de desmembramento da secretaria em duas, com funções distintas e delimitadas. Surgiram assim a Secretaria Acadêmica de Graduação e a Secretaria Administrativa, com o objetivo de adequar os espaços, o atendimento e a gestão documental para as novas demandas originadas pela expansão da UFPR Palotina.

Dessa forma, dez servidores atendem com qualidade os oito cursos de graduação, quatro cursos de pós-graduação e sete departamentos, além da comunidade externa. O Setor tem mais de 1400 alunos matriculados, 125 docentes e 85 técnicos-administrativos.

A UFPR Palotina iniciou suas atividades em 1993, com a oferta do curso de Medicina Veterinária. Em 1997, quando a primeira turma do curso se formou, o campus tinha 15 docentes, 20 técnicos-administrativos e cerca de 300 estudantes. Com a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), em2007, aUFPR Palotina passou a ofertar oito cursos, com capacidade para 2860 alunos matriculados até 2015.

Além do aumento no número de acadêmicos, o número de docentes também aumentou após a adesão ao Programa Reuni; no início de 2014, o campus passou a contar com 100 docentes efetivos.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...