Setor de Educação promove semana de debates em novembro

Ambos os eventos têm como tema ‘Educação e Diversidade’. Entre os objetivos está o debate de políticas educacionais e o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores, da própria universidade e de outras instituições.

Assuntos específicos como inclusão social e diversidade, ação docente, articulações que podem ser feitas entre escola e a universidade serão abordados. Há também a proposta de levantar reflexões acerca do tema em relação à pesquisa e à docência.

As inscrições de trabalhos podem ser feitas até sexta-feira (9/10), pelo email sepe2009@ufpr.br. Mais informações estão disponíveis no endereço http://www.deplae.ufpr.br/sepe2009/trabalho.htm, ou pelo telefone 3360.5141

3 de novembro

9h – Abertura

9h30 – Conferência de abertura: “Educação e Diversidade” – Prof. Dr. Tomaz Tadeu da Silva (UFRGS)

14h – Mesa redonda I: Direitos humanos, políticas, conhecimento e diversidade. Prof. Ms. Enio da Rosa (Prefeitura Municipal de Cascavel), Prof. Heloir Aparecido Montanher (UFPR). Mediador: Prof. Dr. Paulo Ross (UFPR).

16h – Ativ. culturais (exibição de filme/ativ. teatral)

19h30 – Mesa redonda II: Formação inicial e continuada de profissionais da educação e as novas tecnologias. Prof.ª Dr.ª Marinelli Joaquim Meyer (UFPR), Prof. Dr. Ricardo Sá Antunes (UFPR), Prof.ª Dr.ª Onilza Borges (UFPR). Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Sonia Maria Chaves Haracemiv (UFPR).

4 de novembro

8h – Oficinas e minicursos

10h15 – Comunicações com painéis

14h – Iniciativas e espaços educacionais

18h30 – Comunicações com painéis

20h30 – Oficinas e minicursos

5 de novembro

8h – Oficinas e minicursos

10h15 – Comunicações com painéis

14h – Fóruns temáticos

19h00 – Mesa redonda III: Educação, diferença e diversidade. Prof.ª Dr.ª Cintia Vieira da Silva (UFOP), Prof.ª Dr.ª Maria Rita de Assis César (UFPR). Mediador: Prof. Dr. André Pietsch Lima (UFPR).

21h – Encerramento

Eixos temáticos para inscrição de trabalhos

• Educação e Políticas Afirmativas
• Cultura, Didática e Currículo