Setor de Educação Profissional e IFPR vão compartilhar espaços até 2011

Até o final de 2011, quando deverá ser concluída a obra para o IFPR, no bairro Uberaba, as salas da antiga Escola Técnica serão compartilhadas com os alunos do Instituto, mas o prédio ficará definitivamente de posse da UFPR.

Este acordo foi reafirmado em reunião no último dia 17, em reunião com a presença do reitor e do vice-reitor, dos pró-reitores de Administração e de Graduação da UFPR e do reitor e dos pró-reitores de Administração e de Ensino do IFPR . Também participaram o diretor do Setor de Educação Profissional e Tecnológica – SEPT – da UFPR e do diretor do Campus de Curitiba do IFPR.

Além do complexo Riad Salamuni, a biblioteca e os laboratórios também serão utilizados pelas comunidades das duas instituições, cabendo a uma comissão de espaço físico determinar o ensalamento para cada semestre letivo.

A partir de agosto já estarão disponíveis as salas de aula do novo bloco didático do Setor de Educação Profissional e Tecnológica e mais algumas salas do Ginásio de Esportes, o que irá facilitar a utilização do mesmo espaço por dois segmentos diferentes.

Veja abaixo os principais pontos acordados pelas duas instituições:

1)Reafirma-se o acordo pactuado entre as instituições e com ao aval do MEC, o Complexo Riad Salamuni continuará fazendo parte do patrimônio da UFPR de modo definitivo. As medidas de oficialização patrimonial serão adotadas em conjunto pelos pró-reitores de Administração o mais breve que possível.

2)Os espaços daquele complexo serão compartilhados pelas comunidades de ambas as instituições até dezembro de 2011, quando deverão estar concluídas as novas instalações do IFPR no terreno doado pela Prefeitura Municipal de Curitiba no Uberaba (Prédio com 5.600 m²). Nesta ocasião ocorrerá a liberação total do Complexo Riad Salamuni para utilização pelo SEPT/UFPR.

3) Durante este período a biblioteca, o pátio, os laboratórios e as salas de aula do Complexo Riad Salamuni serão compartilhados pelas comunidades das duas instituições, cabendo a uma comissão de espaço físico, paritária entre ambas as instituições, determinar o ensalamento para cada semestre letivo. Fica assegurada a continuidade de utilização das 4 salas de aula atualmente ocupadas pelo SEPT e o espaço de secretaria.

4)Será aberto o portão que liga os dois espaços físicos do Campus e será colocado porteiro para zelar pela segurança dos alunos das duas comunidades e realizar controle de acesso.

5)No início do próximo semestre letivo será definida em comum acordo a norma interna de conduta dos alunos nos espaços do Campus, com aprovação de ambas as direções envolvidas, visando o convívio harmônico nos espaços de uso compartilhado.
6)Serão removidos do pátio de estacionamento dos servidores os veículos recebidos em doação da Receita Federal e que serão utilizados nos cursos do IFPR, devendo ficar armazenados em outro local apropriado.

7)Será realocado o “banner” de identificação do IFPR, deixando visível a identificação do Complexo Riad Salamuni da UFPR, demonstrando a toda a comunidade tratar-se de espaço de uso compartilhado por duas instituições co-irmãs , integrantes do sistema federal de educação, mantidas com os recursos do Ministério da Educação, para servir a sociedade do Paraná.

8)Para o segundo semestre já estarão disponíveis as salas de aula do novo bloco didático e mais algumas salas do Ginásio de Esportes, em fase de conclusão. Estas ficando exclusivas para uso do SEPT/UFPR, inclusive com a alocação de espaço administrativo para a Direção do Setor e para uma nova sala para os professores do SEPT/UFPR.

Dirigentes das duas insituições reunidos selam entendimento sobre ocupação de espaços.

Fonte: Maria de Lurdes W. Pereira