Setor de Ciências Jurídicas promove debate sobre a greve

O Setor de Ciências Jurídicas da UFPR realiza sexta-feira (05) um debate sobre o direito de greve no serviço público e o aspecto jurídico da paralisação dos servidores técnico-administrativos na educação superior do país, que já dura quase dois meses. O encontro será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito, localizado no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, às 10h.

Durante o evento, os professores Ricardo Marcelo Fonseca, diretor do Setor de Ciências Jurídicas, Vera Karam, do Departamento de Direito Público, e Fábio Campinho, do Núcleo de Prática Jurídica, além de Hélio de Jesus, servidor da saúde federal e diretor da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) discutirão o tema.

Após as explanações de cada convidado, a discussão será aberta ao público. Segundo o professor Ricardo Marcelo Fonseca, a conversa situará os aspectos históricos e sociológicos das greves como movimentos legítimos pela busca de direitos, além de discutir os contornos jurídicos do movimento atual.

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público (Sinditest) de Curitiba, região metropolitana e litoral do Estado do Paraná, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) estarão presentes no debate.

Ainda nesta sexta feira, será realizada uma reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR, às 14h30. Representantes dos servidores, professores, alunos, aposentados e sociedade discutirão o calendário escolar do segundo semestre.

Encontro será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito, no prédio da Praça Santos Andrade
Foto: Rodrigo Juste Duarte / Arquivo ACS

Fonte: Bruno Zermiani, sob orientação de Ana Paula Moraes