Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Humanas e RU Central ganham mais espaço

Casa localiza-se na rua Aminthas de Barros e possui quase 500m² - FOTO: Ana Assunção

A UFPR ganhou mais espaço para suas atividades. Uma casa localizada em frente à Reitoria da Universidade, na rua Aminthas de Barros, abrigará parte da estrutura do Setor de Ciências Humanas e do Restaurante Universitário (RU) Central. O imóvel locado foi entregue oficialmente à comunidade acadêmica, nesta quinta-feira (04), pelo reitor Zaki Akel Sobrinho.

As instalações somam mais de 480 m² de área total, com espaço para salas de aula, salas de orientação, salas de defesa para pós-graduação e gabinetes. Segundo o diretor do Setor de Ciências Humanas, Eduardo Barra, a casa será utilizada para ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – sendo o primeiro do Brasil a ter espaço setorial; para os programas de pós-graduação em Ciências Políticas e Antropologia; o Instituto de Estudos Avançados; e o curso de Letras/Libras – cujos docentes e técnicos compareceram em peso à cerimônia, contando com intérprete em Sinais.

Cerimônia de entrega do imóvel contou com intérprete de Sinais. Espaço abrigará Curso de Libras - FOTO: Ana Assunção

Já o RU fará uso de sua parte do imóvel para procedimentos administrativos. Para o diretor dos restaurantes universitários da UFPR, Lineu Dal’Lago, a ampliação do restaurante do centro era fundamental. “Em 2009, a Universidade tinha apenas três RUs. Hoje já são dez. Nesse período, passamos de cerca de 600 mil refeições anuais para quase 2 milhões. Precisamos nos aparelhar para continuarmos esse trabalho e com qualidade”, explicou.

De acordo com o reitor, é importante lembrar que o espaço é provisório, pois o projeto definitivo para a melhor acomodação das atividades de Ciências Humanas está em andamento.”O Setor estava esparramado e estamos buscando unificá-lo, otimizando os espaços disponíveis, procurando as melhores soluções. Por isso nossa pressa, nossa busca por metros quadrados, nossa pressão aos departamentos responsáveis. Essas áreas têm significado de dignidade e qualidade de vida para a comunidade acadêmica”, afirmou Zaki Akel.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...