UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Exatas comemora 50 anos

O setor foi criado por meio da reforma universitária, ocorrida em 1973, extinguindo as faculdades e institutos e criando os setores.

Este ano, o Setor de Ciências Exatas (SCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebrou o seu Jubileu de Ouro, completando 50 anos de existência em uma solenidade de comemoração no Auditório do Departamento de Química da universidade. O evento aconteceu nesta quinta-feira (7). 

Na abertura da solenidade, a professora Sílvia Helena Soares Schwab, ex-diretora do setor, começou falando sobre o passado e resgate histórico da faculdade, seus departamentos e cursos. Sílvia também ressalta que foi na década de 40 que a UFPR recebeu os primeiros cursos na área de exatas. “A gente tem que começar de algum lugar e a gente aqui das exatas não tem como fugir sem falar do passado, dos cursos de matemática, física e química”. Sílvia também pontuou sobre as mulheres na ciência e terminou dizendo: “É um privilégio estarmos em um setor onde a mulher é valorizada”. 

Foto: Leonardo Bettinelli

Alexandre Luis Trovon de Carvalho, diretor do SCE, pontuou a relação do setor com o ensino, os projetos acadêmicos desenvolvidos e as ações junto à comunidade externa. “Vida longa a Ciências Exatas. Vida longa à UFPR”, conclui. A vice-diretora do Setor de Ciências Exatas, Ana Luísa Lacava Lordello agradeceu a todos pela presença na festividade e disse: “O Setor de Ciências Exatas é e deve continuar sendo protagonista da UFPR”.

Durante a solenidade,  Schwab foi homenageada pelo diretor e vice-diretora do setor de ciências exatas. “É uma homenagem pela trajetória protagonista e entrelaçamento de vidas, a sua e a da universidade, e por nos representar com a sua história”, falou Trovon. 

Schwab sendo homenageada por Trovon e Ana Luísa Lacava. Foto: Leonardo Bettinelli

A vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muniz, lembrou de como os cursos cresceram depois da Reforma Universitária  e de toda a construção do setor até o momento, além dos esforços e dedicação de cada um.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, parabenizou o  setor, que tem uma longa história na faculdade, com cursos que têm ótimos conceitos de avaliação. “Esse setor de fato é um orgulho”. Aproveitando a oportunidade, Fonseca  fez o encerramento da solenidade. “Sao anos muito bem vividos de uma comunidade científica e acadêmica que orgulha muito a todos”, finalizou. 

Foto: Leonardo Bettinelli

Sobre o Setor

O Setor de Ciências Exatas é constituído por seis departamentos didáticos: Expressão Gráfica, Estatística, Física, Informática, Matemática e Química. Além de oferta de disciplinas aos demais cursos de Graduação da instituição, também é responsável pela formação de profissionais através da Pós-Graduação. 

Veja mais fotos da comemoração aqui.

Sugestões

UFPR divulga Manual para Estudantes 2024
O ano letivo da Universidade Federal do Paraná começa nesta segunda-feira (26) e os novos alunos já podem...
UFPR entre as melhores do Brasil, segundo ranking internacional THE
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquista mais uma vez reconhecimento no cenário nacional e internacional,...
Comunicado da Prograd sobre o retorno do Siga à normalidade
Em razão da instabilidade apresentada pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), a Pró-Reitoria de Graduação...
Projeto de extensão "Planejamento na OTP" seleciona alunos voluntários
De 26 de fevereiro a 12 de março, o projeto de extensão “Planejamento na atuação de professores e pedagogos:...