O setor foi criado por meio da reforma universitária, ocorrida em 1973, extinguindo as faculdades e institutos e criando os setores.
Este ano, o Setor de Ciências Exatas (SCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebrou o seu Jubileu de Ouro, completando 50 anos de existência em uma solenidade de comemoração no Auditório do Departamento de Química da universidade. O evento aconteceu nesta quinta-feira (7).
Na abertura da solenidade, a professora Sílvia Helena Soares Schwab, ex-diretora do setor, começou falando sobre o passado e resgate histórico da faculdade, seus departamentos e cursos. Sílvia também ressalta que foi na década de 40 que a UFPR recebeu os primeiros cursos na área de exatas. “A gente tem que começar de algum lugar e a gente aqui das exatas não tem como fugir sem falar do passado, dos cursos de matemática, física e química”. Sílvia também pontuou sobre as mulheres na ciência e terminou dizendo: “É um privilégio estarmos em um setor onde a mulher é valorizada”.
Alexandre Luis Trovon de Carvalho, diretor do SCE, pontuou a relação do setor com o ensino, os projetos acadêmicos desenvolvidos e as ações junto à comunidade externa. “Vida longa a Ciências Exatas. Vida longa à UFPR”, conclui. A vice-diretora do Setor de Ciências Exatas, Ana Luísa Lacava Lordello agradeceu a todos pela presença na festividade e disse: “O Setor de Ciências Exatas é e deve continuar sendo protagonista da UFPR”.
Durante a solenidade, Schwab foi homenageada pelo diretor e vice-diretora do setor de ciências exatas. “É uma homenagem pela trajetória protagonista e entrelaçamento de vidas, a sua e a da universidade, e por nos representar com a sua história”, falou Trovon.
A vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muniz, lembrou de como os cursos cresceram depois da Reforma Universitária e de toda a construção do setor até o momento, além dos esforços e dedicação de cada um.
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, parabenizou o setor, que tem uma longa história na faculdade, com cursos que têm ótimos conceitos de avaliação. “Esse setor de fato é um orgulho”. Aproveitando a oportunidade, Fonseca fez o encerramento da solenidade. “Sao anos muito bem vividos de uma comunidade científica e acadêmica que orgulha muito a todos”, finalizou.
Sobre o Setor
O Setor de Ciências Exatas é constituído por seis departamentos didáticos: Expressão Gráfica, Estatística, Física, Informática, Matemática e Química. Além de oferta de disciplinas aos demais cursos de Graduação da instituição, também é responsável pela formação de profissionais através da Pós-Graduação.
Veja mais fotos da comemoração aqui.
Em edital com data desta terça-feira (22), a Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) publicou a lista de chapas […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF/UFPR) está com processos seletivos abertos por […]