O Setor de Ciências Agrárias realiza neste dia 30 de setembro o plantio de uma Araucária em comemoração ao Dia da Árvore. O evento também marca a institucionalização da pesquisa com araucárias na UFPR, iniciada em 1985 pelo professor Flávio Zanette, hoje aposentado mas ainda atuando na pós-graduação da instituição. A cerimônia será às 11 horas, no Setor de Ciências Agrárias, próximo ao Restaurante Universitário, na Rua dos Funcionários, 1540.
O professor Zanette conta que a muda escolhida é enxertada e já tem dois anos. “Com as técnicas aplicadas ao exemplar, ela deverá estar produzindo em cerca de mais dois anos, o que é extremamente precoce para a espécie”, explica ele. “Isso é resultado justamente dessas décadas de pesquisa em torno da araucária”, completa.
A institucionalização das pesquisas com araucária vai passar a responsabilidade de continuidade do projeto para a própria UFPR. Isso vai permitir que as pesquisas com a espécie continuem, não estando mais ligadas especificamente a um ou mais professores.
Segundo projeto de iniciação científica do Departamento de Medicina Integrada da UFPR, que estuda prontuários do CHC da […]
Experiência em escola municipal de Paranaguá (PR) registrada em dissertação do ProfCiamb da UFPR Litoral pode ser replicada […]
No dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Universidade Federal do Paraná […]
A Editora UFPR lançou, na última segunda-feira (2), o Edital de Publicação 2026, que estabelece as normas e […]