Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sessão de encerramento da SBPC celebra a Ciência e a Democracia

No dia 28 de julho, aconteceu no centro politécnico da UFPR, a sessão que encerrou, oficialmente, a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada em Curitiba. O momento foi essencial para os agradecimentos finais a todos que participaram e contribuíram para mais uma edição do maior evento científico da América Latina.

A Professora Claudia Linhares, coordenadora do evento, iniciou as falas recepcionando as autoridades que fizeram parte da mesa, a citar: o Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora Graciela Muniz, o Presidente da SBPC, Renato Janine, o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC, e Francilene Garcia, da SBPC.

Claudia deu continuidade aos agradecimentos ao corpo docente e de técnicos-administrativos, assim como suas respectivas subcomissões, que trabalharam continuamente para a realização deste projeto exitoso. Citou alguns números, levantados pela SBPC: realização de 62 mesas-redondas, 41 conferências, 13 sessões especiais, 04 assembléias, 129 trabalhos apresentados, e 244 trabalhos expostos na sessão de pôsteres. Além, um total de mais de 10000 pessoas inscritas no evento, e 700 nos webminicursos.

Com relação ao acesso às redes sociais, mais de 17000 visualizações nas transmissões realizadas.

O espaço da Expotec teve 66 atividades apresentadas, com aproximadamente 6000 visitantes durante a realização do evento. Trouxe, ainda, alguns números relacionados à SBPC Jovem e Cultural.

Na sequência, a vice-reitora da UFPR, Graciela fez um enorme agradecimento aos pró-reitores, toda comunidade acadêmica, servidores da Universidade, instituições parceiras, e demais colaborares.

A UFPR apresentou o vídeo de encerramento do evento, assim como a UFPA divulgou um vídeo de boas-vindas a todos, pois realizará a próxima edição da Reunião Anual da SBPC. O Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho fez uma fala simbólica com muitos agradecimentos a todos pela realização do sucesso do evento; de forma a enfatizar a junção da ciência, tecnologia e a maneira acolhedora como a UFPR recebeu os públicos. Tourinho acrescentou que Belém, próxima sede do evento, já espera de braços abertos toda a comunidade científica e a sociedade para prestigiarem a SBPC, em 2024.

O Reitor da UFPR, Professor Ricardo Marcelo Fonseca, fez agradecimentos especiais também a todos e todas que dedicaram-se ao planejamento e na realização da SBPC na UFPR, incluindo a comunicada acadêmica, técnicos-administrativos e ao corpo docente, em especial aos pró-reitores e as respectivas subcomissões. Reforçou a importância da retomada da valorização da ciência e da democracia, assim como a parceria exitosa com a SBPC.

Para finalizar a sessão, Renato Janine Ribeiro contextualizou a volta da ciência, incentivada pelo trabalho realizado pelas Universidade Públicas, e o processo de reconstrução social e democrático em que o país encontra-se. No momento, foi apresentado um vídeo institucional com a participação da Ministra Marina Silva, da pasta do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas, que destacou o compromisso da SBPC com o fortalecimento da democracia; assim como por temáticas que envolvem a sustentabilidade, a ciência e a inclusão social.

Participação virtual da Ministra Marina Silva. Foto: Leonardo Betinelli.

Janine ressaltou, ainda, a ciência voltada à juventude, assim como a cultura para enriquecer as reflexões e a criticidade social, em torno de propostas de políticas públicas que protagonizem a participação dos atores sociais.

A próxima reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência irá acontecer na Universidade Federal do Pará, em 2024.

Sugestões

UFPR sobe e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as melhores do mundo na edição 2024 da lista global...
Equipamento para radioterapia no CHC-UFPR traz ganhos para áreas assistencial e de ensino
Com instalação de acelerador linear, hospital passa a oferecer tripé completo de tratamento para pacientes...
CHC-UFPR tem projeto aprovado em Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação no Paraná
O projeto tem por finalidade a estruturação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do CHC-UFPR Em...
Vídeo da UFPR no Instagram viraliza e atinge 1 milhão de visualizações
Um vídeo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em seu perfil oficial no Instagram alcançou...