Imagem Padrão

Ser ou não ser: Lídia Weber fala da necessidade do autoconhecimento na escolha profissional

20 agosto, 2005
00:00
Por

Ser ou não ser: Lídia Weber fala da necessidade do autoconhecimento para uma boa escolha profissional

A escolha da profissão é um processo muitas vezes difícil para os vestibulandos. Alguns têm muitas dúvidas não sabendo qual curso escolher, por gostar de muitos. Outros não têm a mínima idéia de qual carreira poderiam seguir. Outros sequer pensavam em cursar uma formação superior, como um futuro vestibulando comentou: “Sempre pensei em ser bombeiro”, mas quando visitou a sala do Curso de Física na UFPR: Cursos e Profissões, sentiu-se absolutamente envolvido, apaixonou-se pelo curso, a ponto do seu coração disparar.

Já Larissa Casagrande, de 16 anos, chegou com três opções de escolha (zootecnia, biologia e jornalismo), vai assistir palestras e visitar novamente os estandes, colher informações com os instrutores para se definir melhor. Acredita que a Feira vai ajudar na escolha. E Camila Rodrigues, de 17 anos, está em dúvida entre Ciências Contábeis e Ciências Sociais. Está definindo com base na informação das disciplinas a serem cursadas, pois acha que são conteúdos com que se identifica.

E foi para complementar esse tema tão importante no momento de escolher a carreira que a organização da UFPR: Cursos e Profissões convidou a psicóloga Lídia Weber para dar palestra sobre a importância do autoconhecimento na escolha da profissão. De forma didática, a psicóloga falou de temas como baixa estima e stress para uma platéia efetivamente interessada em decidir qual a profissão seguir, para obter satisfação emocional e financeira.

Através da utilização de imagens bem-humoradas, Lídia fala da importância de ter auto-estima; de acreditar em si para fazer aquilo que realmente quer. Para isso, é necessário manter a cabeça aberta a novidades, cercar-se de pessoas que constroem algo de bom. Porém, o excesso de otimismo também atrapalha. Para Lídia, esse otimismo tem de ter base na realidade. “É preciso combater a baixa estima bem como o stress identificando o agente estressor, enterrar o “eu não consigo” e
eliminar pensamentos obsessivos.

Foto(s) relacionada(s):


Estudantes na palestra do Curso de Nutrição
Foto: Rute Marques


Graduando tira duvida de visitante no Lab de Física
Foto: Rute Marques


Psicóloga Lídia Weber
Foto: Rute Marques


Grupo de Escoteiros da Universidade visita o estande de Eng. Mecânica
Foto: Rute Marques


Exposição do curso de Eng. Madeireira
Foto: Rute Marques

Fonte: Rute Marques

Sugestões

12 junho, 2025

Projeto de pesquisa e extensão do Setor de Ciências Jurídicas apresenta nova edição de obra gratuita no dia […]

12 junho, 2025

Lei que regulou o acesso científico e econômico ao patrimônio genético do Brasil continua alvo de discussões na […]

12 junho, 2025

O estudante do quarto ano do Ensino Médio Técnico em Petróleo e Gás da Universidade Federal do Paraná […]

11 junho, 2025

O Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) convida a toda comunidade acadêmica para a […]