Seminários debatem ação educativa em museus

Realizada em conjunto com a Fundação da UFPR (Funpar), a iniciativa tem o patrocínio do programa Monumenta, resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Unesco.

Todos os quatro seminários acontecem no auditório do Departamento de Comunicação da UFPR, em Curitiba, localizado na rua Bom Jesus, 650, bairro Juvevê.

Entre os palestrantes dos seminários estão representantes do Museu Arqueológico do Sambaqui, do MAE-USP, do Museu de Morfologia da UFMG, do Museu de Arte da UFPR e da Pinacoteca de São Paulo.

Conforme a museóloga Mariana Westphalen, que atua no MAE-UFPR, o público-alvo são estudantes, professores e profissionais ligados à área. “Cada um dos palestrantes convidados irá falar sobre as experiências em suas instituições.”

Os seminários são abertos a toda comunidade. A taxa de inscrição custa R$ 30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3313.2042.

Exposição em curso

Localizado em Paranaguá, o MAE-UFPR apresenta até o próximo dia 15 de outubro a exposição “Naakai: a trama ritual na vida Wauja”.

Entre as peças da exposição estão máscaras e adornos utilizados pelos índios Wauja nos rituais de cura e funerários. Os Wauja vivem na região das nascentes do rio Xingu há cerca de 1,2 mil anos.

O horário de funcionamento do museu, de terça à sexta-feira, é das 9 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o museu abre a partir do meio-dia. O endereço é o seguinte: rua XV de Novembro, 575, Centro Histórico, Paranaguá. Informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone (41) 3423.2511.

Inaugurado em 1962, o Museu de Antropologia e Etnologia da UFPR é dirigido atualmente pela professora Ana Luisa Fayet Sallas. Seu acervo é composto por aproximadamente 25 mil unidades, parte dele à mostra em exposições permanentes e temporárias.

Fazem parte do acervo urnas funerárias, instrumentos de trabalho de grupos indígenas como o Xetá, Kaingang e Guarani, filmes e fotografias, entre outras peças.

Datas dos seminários em Curitiba

15 a 19 de setembro

Judith Steinbach, do Museu Arqueológico do Sambaqui (Joinville, SC)

27 a 31 de outubro