Seminário vai planejar a UFPR para a próxima década

O encontro, organizado pelos professores Zaki Akel Sobrinho e Rogério Mulinari, escolhidos pela comunidade universitária para administrar a UFPR é aberto a toda comunidade universitária.

“Queremos debater e propor caminhos para o desenvolvimento da UFPR de 2009 a 2019”, destacou o reitor eleito. A posse na reitoria depende da nomeação do Ministro Fernando Haddad, da Educação e da publicação do nome no Diário Oficial da União. A lista tríplice encabeçada pelo professor Akel já foi encaminhada a Brasília.

Entre os desafios que a nova gestão terá pela frente está a ampliação de vagas por causa da adesão ao REUNI – o Plano de Expansão das Universidades Federais, ampliação física da Universidade e a relação com a fundação de apoio.

COMO SERÁ O SEMINÁRIO – De acordo com o reitor eleito o seminário começa com a apresentação do diagnóstico da Universidade a partir das informações levantadas na Pró-Reitoria de Planejamento, tais como os indicadores de desenvolvimento da UFPR no Tribunal de Contas da União e os de desempenho efetuados pela CAPES e outras agências financiadoras.

Depois será lançado o programa de planejamento com a exposição das propostas de trabalho. Já foram definidas 12 áreas temáticas e a intenção é que sejam formados grupos de trabalho para analisar os projetos e propor novas idéias, destaca o professor Zaki. Outros encontros serão realizados durante o mês de novembro para aperfeiçoar e analisar a fundo as sugestões que surgirem agora.

Programação do Seminário

Manhã/Atividades

9 horas – 9h30min Abertura Solene com a participação do Professor Zaki Akel,

Rogério Mulinari e convidados.

9h30min – 10 horas – Exposição sobre a programação de atividades para o

Planejamento Estratégico da UFPR 2009-2019

10 horas – 12 horas – Exposição da CPA/UFPR sobre a Pesquisa de Auto-Avaliação e Avaliação Interna da UFPR.

12 horas – 14 horas – Intervalo para o almoço

14 horas – 15h30min – Palestra do Prof. Carlos Alberto Faraco sobre o tema

“O Papel Institucional da UFPR no Desenvolvimento do País”

15h30min – 16h30min – Palestra com o tema “A UFPR e a avaliação do ENADE”. 16h30min –17 horas – Encerramento