Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação

Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento foi realizado no Auditório Eny Caldeira, do Campus Rebouças da UFPR.

Foto: Leonardo Bettinelli

“Os dois programas estão relacionados a Coaf, uma coordenadora da Prograd e eles atentam para uma questão que é fundamental no país que é a formação de docentes de Educação Básica”, relata Julio Gomes, Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional. 

A mesa de honra foi composta pelo Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, Julio Gomes, pelo Diretor do Setor de Educação, Marcos Alexandre dos Santos Ferraz, pela vice-diretora do Setor de Educação e Coordenadora Institucional do PRP, Fernanda Silva Veloso, pela coordenadora institucional do Pibid, Joanez Aires e o Coordenador da Coordenação de Atividades Formativas e Estágios (Coafe), Leonir Lorenzetti, pela Diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Marcia Serra Ferreira,  o Coordenador do Núcleo de Articulação Acadêmica e Intercâmbio, Marlon de Campos Mateus, pela Secretária Municipal de Educação de Curitiba,  Maria Silvia Bacila. 

Foto: Leonardo Bettinelli

O Seminário teve como objetivo promover discussões e reflexões acerca das práticas educativas no contexto da formação de professores, destacando a importância dos programas PIBID e PRP no fortalecimento da educação básica em nossa universidade.

“É um programa que envolve alunos das licenciaturas da  universidade, professores da licenciatura e professores da escola pública, então é uma formação muito bonita porque atingimos a universidade e a escola pública”, disse Joanez Aires, coordenadora institucional do Pibid. Joanez ainda acrescenta que: “A ideia é formar melhor os nossos professores e atrair os nossos alunos licenciandos para se tornarem docentes”. 

A coordenadora institucional do PRP, Fernanda Veloso, comenta que o PRP é um programa mais recente e que termina agora no final de abril, mas irá atender os alunos egressos recém formados nas instituições de educação básica. “A Capes ainda não anunciou o novo edital voltado para professores de informação continuada, então o Pibid volta a embarcar todos os anos de licenciatura”. 

Vale ressaltar que no último edital o Pibid ficou em 5º lugar e o PRP ficou em 3º lugar. “Estamos construindo um Pibid forte que vem sendo muito bem avaliado ao longo de 14 anos. Nos projetos nós colocamos resultado, então o nosso Pibid é muito bem classificado  nacionalmente porque temos muitos bons resultados já apresentados”, pontua Joanez. 

“Que possamos continuar formando professores com qualidade para educação brasileira,  que é fundamental para este país”, disse o diretor do setor de Educação, Marcos Ferraz. 

Durante o seminário, os presentes no evento tiveram a oportunidade de ouvir a Diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, que palestrou sobre: “A Capes e a Política Nacional de Formação de Professores: ações da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica”.

A palestrante citou que foi um momento para que os estudantes conheçam as ações ao qual estão envolvidos na graduação, mas entender mais sobre a política de formação dos professores. “É Muito importante divulgar a importância da formação de  professores estar na Capes e mostrar para esses jovens que existem possibilidades futuras de continuar os estudos e de ser um professor mais bem preparado, tanto em termos de conhecimento e de conhecer seus estudantes”, conclui. 

Diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Marcia Serra Ferreira. Foto: Leonardo Bettinelli

Antes do encerramento ainda teve o lançamento do livro: “Compartilha UFPR” 

Veja na íntegra a abertura do seminário pelo canal do Youtube da Prograd/UFPR

Sugestões

Aluno do PPGCOM da UFPR é vencedor do 11ª prêmio Abrapcorp de Dissertações 2024
Bruno Rafael dos Santos, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal...
Projeto de extensão leva Sessões Culturais para Escolas e Centros de Educação Infantil de Matinhos
O Mundo Mágico da Leitura, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reconhecido...
Desinfestação de fungos em livros fundiários do Incra é realizada na UFPR
O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) em parceria com o Laboratório de Gestão...
Gestão da UFPR e Comando de Greve Docente realizam reunião e avançam nas negociações
Em uma reunião realizada ontem (23/05) no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...