Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento foi realizado no Auditório Eny Caldeira, do Campus Rebouças da UFPR.
Foto: Leonardo Bettinelli
“Os dois programas estão relacionados a Coaf, uma coordenadora da Prograd e eles atentam para uma questão que é fundamental no país que é a formação de docentes de Educação Básica”, relata Julio Gomes, Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional.
A mesa de honra foi composta pelo Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, Julio Gomes, pelo Diretor do Setor de Educação, Marcos Alexandre dos Santos Ferraz, pela vice-diretora do Setor de Educação e Coordenadora Institucional do PRP, Fernanda Silva Veloso, pela coordenadora institucional do Pibid, Joanez Aires e o Coordenador da Coordenação de Atividades Formativas e Estágios (Coafe), Leonir Lorenzetti, pela Diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Marcia Serra Ferreira, o Coordenador do Núcleo de Articulação Acadêmica e Intercâmbio, Marlon de Campos Mateus, pela Secretária Municipal de Educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila.
O Seminário teve como objetivo promover discussões e reflexões acerca das práticas educativas no contexto da formação de professores, destacando a importância dos programas PIBID e PRP no fortalecimento da educação básica em nossa universidade.
“É um programa que envolve alunos das licenciaturas da universidade, professores da licenciatura e professores da escola pública, então é uma formação muito bonita porque atingimos a universidade e a escola pública”, disse Joanez Aires, coordenadora institucional do Pibid. Joanez ainda acrescenta que: “A ideia é formar melhor os nossos professores e atrair os nossos alunos licenciandos para se tornarem docentes”.
A coordenadora institucional do PRP, Fernanda Veloso, comenta que o PRP é um programa mais recente e que termina agora no final de abril, mas irá atender os alunos egressos recém formados nas instituições de educação básica. “A Capes ainda não anunciou o novo edital voltado para professores de informação continuada, então o Pibid volta a embarcar todos os anos de licenciatura”.
Vale ressaltar que no último edital o Pibid ficou em 5º lugar e o PRP ficou em 3º lugar. “Estamos construindo um Pibid forte que vem sendo muito bem avaliado ao longo de 14 anos. Nos projetos nós colocamos resultado, então o nosso Pibid é muito bem classificado nacionalmente porque temos muitos bons resultados já apresentados”, pontua Joanez.
“Que possamos continuar formando professores com qualidade para educação brasileira, que é fundamental para este país”, disse o diretor do setor de Educação, Marcos Ferraz.
Durante o seminário, os presentes no evento tiveram a oportunidade de ouvir a Diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, que palestrou sobre: “A Capes e a Política Nacional de Formação de Professores: ações da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica”.
A palestrante citou que foi um momento para que os estudantes conheçam as ações ao qual estão envolvidos na graduação, mas entender mais sobre a política de formação dos professores. “É Muito importante divulgar a importância da formação de professores estar na Capes e mostrar para esses jovens que existem possibilidades futuras de continuar os estudos e de ser um professor mais bem preparado, tanto em termos de conhecimento e de conhecer seus estudantes”, conclui.
Antes do encerramento ainda teve o lançamento do livro: “Compartilha UFPR”
Veja na íntegra a abertura do seminário pelo canal do Youtube da Prograd/UFPR.
Na última sexta-feira (29), ocorreu o encerramento da 15ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da […]
O Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu um espaço onde irá realizar […]
Na manhã desta segunda-feira (2), o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu a […]
Nesta segunda-feira (02), foi assinado o convênio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Governo do […]