Seminário debate o processo de criação da Unila

Aberto ao público em geral, o evento será das 15 às 18 horas, no Auditório Azul do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, localizado na Avenida Lothário Meissner, 3.400, bairro Jardim Botânico, em Curitiba.

Participam da mesa-redonda o presidente da comissão de implantação da Unila Helgio Trindade; o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho; o presidente de Itaipu Jorge Samek; e os deputados federais Dr. Rosinha e Ângelo Vanhoni, ambos do PT do Paraná.

Antes do evento, às 14 horas, os participantes concedem entrevista coletiva à imprensa, numa sala próxima ao auditório.

No encontro, serão debatidos temas como as concepções político-pedagógicas da Unila, os desafios da integração latino-americana e o papel da UFPR na implantação da nova universidade.

O público-alvo do seminário são dirigentes, professores e estudantes da UFPR e de outras instituições de ensino superior, professores e funcionários de escolas públicas e privadas, estudantes do ensino médio e lideranças dos movimentos sociais.

O projeto de lei da Unila, que terá sede em Foz do Iguaçu, tramita hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. A matéria já foi aprovada por três comissões: Trabalho, Educação e Finanças. Após a análise da CCJ, será remetida ao Senado.

Conforme o texto do projeto, de número 2878/2008, a Unila terá dez mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de 250 professores e 206 servidores técnico-administrativos. A lista de cursos irá priorizar, entre outras áreas, a exploração de recursos naturais e biodiversidades transfronteiriças, estudos sociais e linguísticos regionais, relações internacionais e integração regional.

Enquanto o projeto não é aprovado pelo Congresso Nacional, a UFPR, na condição de tutora da Unila, atua nas questões orçamentárias e de contratação de pessoal da nova universidade.

Seminário sobre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana

24 de junho de 2009
Quarta-feira
Local: UFPR campus Jardim Botânico