Semanas Pedagógicas movimentam o litoral do Paraná

Em Guaratuba as atividades da Semana envolvem 450 professores da rede municipal. Segundo o professor do Setor Litoral Jackson Góis da Silva, que articula a interação do ensino público do município com a Universidade, a Semana conta com 10 oficinas, algumas ministradas pelos professores da UFPR (Curitiba e Litoral) e outras pela Secretaria Estadual de Educação. A sede da Semana Pedagógica de Guaratuba é o ISEPE – Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Em Pontal do Paraná, os dias 11 e 12 de fevereiro foram reservados para atividades trazidas pelo professor do Setor Litoral e articulador do ensino público do município com o Federal Paulo Henrique Carneiro Marques. O tema “Avaliação” foi abordado ainda na segunda-feira com o professor do Setor de Educação da UFPR Gastão Octávio Franco da Luz. Os professores também estão participando de cinco oficinas: Educação Ambiental, Jogos didáticos, Teatro de bonecos, Ambiente Litorâneo e Desenvolvimento Cognitivo.

A parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, o campus Litoral e o CINFOP, que se estabelece para a realização destas propostas de curso de formação continuada, potencializa um dos objetivos centrais que levaram à instalação da UFPR no litoral: atuar de forma integrada com o sistema educacional público da região e dessa forma possibilitar o desenvolvimento conjunto de projetos em prol do aprimoramento dos indicadores de gestão, avaliação, ensino e aprendizagem dos educandos matriculados na rede pública municipal.

MATINHOS – Em Matinhos, essa aproximação entre docentes do ensino superior e da rede de Ensino Fundamental teve início com a realização de uma pesquisa diagnóstica elaborada e aplicada no ano de 2006. A análise desse diagnóstico indicou o eixo temático a ser abordado ao longo da Semana Pedagógica de 2007: “inclusão”. A Semana Pedagógica de Matinhos realizada no início de cada ano letivo tem adequado seus temas de discussão e capacitação continuada às demandas identificadas pelos professores e educadores da rede municipal de ensino durante suas atividades educacionais.

O planejamento para o ano de 2008 contou com a participação das diretoras das escolas que apontaram a necessidade de refletir sobre o andamento dos projetos e o desenvolvimento do planejamento participativo do cronograma das escolas e dos temas de formação continuada para o decorrer do ano. O papel de cada instituição governamental na melhoria do ensino no Município de Matinhos será outro tema abordado.

A partir da realização dessa atividade formativa será elaborado um Plano de Ação para dar continuidade à parceria interinstitucional entre os sistemas de ensino. Tal planejamento terá como base a execução de projetos de interação que envolverá educadores do Ensino Básico e alunos e docentes do ensino superior.

Professoras da rede municipal participam de oficina em Matinhos
Foto: Emanuelle Dalla Costa

Fonte: Emanuelle Dalla Costa e ACS