Semana de palestras discute o que é Filosofia

Com o tema “O que é Filosofia?”, o evento será de 05 a 09 de outubro no Anfiteatro 100 no Edifício Dom Pedro II, na Reitoria.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia 2 de outubro, por e-mail, ou até o dia 5 com os integrantes do Cafil. O valor da inscrição é de R$ 5, a ser pago no primeiro dia do evento. Quem cumprir a carga horária de pelo menos 70% receberá certificado de participação.

Todos os dias, às 19h15, haverá palestras com professores. No dia 2, segunda-feira, o professor do Departamento de Letras da UFPR, Bernardo Guadalupe Lins Brandão, abrirá a semana de palestras com o tema “Filosofia como modo de vida: Luciano e Plotino”. No dia 6, Eládio Constantino Craia Pablo, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ministrará palestra com o tema “Do problema ao conceito: A Filosofia como suplemento e multiplicidade.

No dia 7, quarta-feira, o evento traz o professor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Arantes, que postula a pergunta “Filosofia?”. No dia 8, o professor José Silveira da Costa da Universidade Federal do Rio de Janeiro abordará “O sentido da Filosofia na Idade Média”.

No último dia, o professor Eduardo Barra da UFPR apresenta o tema “Por uma filosofia situada entre duas culturas (a propósito dos 50 anos da conferência “As Duas Culturas” de Charles Percy Snow)”. A programação também inclui apresentação de trabalhos dos alunos, todos os dias pela manhã, às 8h30 na sala 603 no Edifício Dom Pedro II.

Um dos convidados é o professor Paulo Arantes da USP
Foto: Revista Cult

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Manuela Salazar (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)