A criação de um espaço para a crítica e reflexão é o objetivo principal do “Tom”- Caderno de Ensaios da UFPR. O conteúdo da publicação consta de ensaios sobre temas específicos relacionados à Arte e à Cultura. Em sua segunda edição, o caderno traz o tema “Corpo, Movimento e Performance em Transit(ação)” e o lançamento está previsto para esta quinta-feira, dia 29, às 18h30, na Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58).
Na oportunidade, o público presente poderá assistir uma intervenção artística da Téssera Companhia de Dança da UFPR com uma performance de sua obra “Blasfemale”. O “Tom” é um projeto da equipe da Coordenadoria de Cultura da UFPR e, nesta edição, tem a curadoria da professora e coreógrafa Cristiane Wosniak. O primeiro exemplar, lançado no final do mês de agosto, está disponível online neste link.
Primeira edição – O eixo principal desse caderno são os festivais de cultura que atuam como mediadores entre as práticas culturais e artísticas e o acesso aos direitos culturais. A proposta de trazer os festivais como tema de abertura do “Tom” faz uma homenagem ao “Festival de Inverno da UFPR em Antonina”, que completou vinte e cinco anos de existência.
Projeto – Segundo a Coordenadoria de Cultura, a ideia é lançar duas edições eletrônicas do caderno por ano dando continuidade ao projeto, basicamente no primeiro e segundo semestres. E, ao final de cada ano a intenção é elaborar um anuário impresso contendo uma compilação das duas publicações. Para cada edição é escolhido um curador, ficando a critério deste o convite para os autores (colaboradores) – pessoas que tenham relação com o tema proposto.
Na última sexta-feira (29), ocorreu o encerramento da 15ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da […]
O Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu um espaço onde irá realizar […]
Na manhã desta segunda-feira (2), o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu a […]
Nesta segunda-feira (02), foi assinado o convênio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Governo do […]