Imagem Padrão

Segunda edição do “Tom” – Caderno de Ensaios da UFPR será lançada nesta quinta-feira (29)

29 outubro, 2015
09:20
Por
Extensão e Cultura

A criação de um espaço para a crítica e reflexão é o objetivo principal do “Tom”- Caderno de Ensaios da UFPR. O conteúdo da publicação consta de ensaios sobre temas específicos relacionados à Arte e à Cultura. Em sua segunda edição, o caderno traz o tema “Corpo, Movimento e Performance em Transit(ação)” e o lançamento está previsto para esta quinta-feira, dia 29, às 18h30, na Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58).

Na oportunidade, o público presente poderá assistir uma intervenção artística da Téssera Companhia de Dança da UFPR com uma performance de sua obra “Blasfemale”. O “Tom” é um projeto da equipe da Coordenadoria de Cultura da UFPR e, nesta edição, tem a curadoria da professora e coreógrafa Cristiane Wosniak. O primeiro exemplar, lançado no final do mês de agosto, está disponível online neste link.

Primeira edição – O eixo principal desse caderno são os festivais de cultura que atuam como mediadores entre as práticas culturais e artísticas e o acesso aos direitos culturais. A proposta de trazer os festivais como tema de abertura do “Tom” faz uma homenagem ao “Festival de Inverno da UFPR em Antonina”, que completou vinte e cinco anos de existência.

Projeto – Segundo a Coordenadoria de Cultura, a ideia é lançar duas edições eletrônicas do caderno por ano dando continuidade ao projeto, basicamente no primeiro e segundo semestres. E, ao final de cada ano a intenção é elaborar um anuário impresso contendo uma compilação das duas publicações. Para cada edição é escolhido um curador, ficando a critério deste o convite para os autores (colaboradores) – pessoas que tenham relação com o tema proposto.

 

 

Tom - Caderno de Ensaios da UFPR

Tom – Caderno de Ensaios da UFPR. Imagem: Divulgação

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.