Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SBPC Cultural divulga programação do evento

A Comissão Executiva Local da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no uso de suas atribuições divulga programação preliminar que compõe a SBPC Cultural. O evento acontecerá no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, entre os dias 23 e 29 de julho de 2023.

A programação é composta por diversos olhares, que contemplam temáticas e espaços diversos, que tem por objetivo representar um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas. A cultura representa, assim, um pilar fundamental para a composição do ambiente democrático.

As propostas dos vários eventos que compõe a cultura, representam e são representadas por sua vez, por grupos de samba, rodas de capoeira, declamação de poemas, saraus, exposições de fotografias, entre tantos. Além, a exposição da Feira de Economia Popular Solidária, e a temática da responsabilidade socioambiental se completam, de maneira contextual, destacando as suas relevâncias por meio de perspectivas inclusivas.

Os cinco grupos artísticos da Universidade – orquestra filarmônica, grupo de MPB, Companhia de Teatro, Coro, e Téssera Companhia de Dança, apresentam-se no Teatro da Reitoria, mostrando a conexão entre pesquisa e prática que vem simbolizando a resistência, a valorização e o reconhecimento da cultura. 

No Centro Politécnico a Alameda Cultural será o principal espaço do evento dedicado à arte e à cultura.  Ainda, espaços centrais da cidade de Curitiba como o Complexo da Reitoria, o Prédio Histórico da UFPR e o Teatro Mário Schoemberger, receberão uma programação intensa, composta por ações que contemplam as múltiplas linguagens artísticas. 

Espaços

Centro PolitécnicoAv. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas

O campus Centro Politécnico conta com a Alameda Cultural, composta pelo Palco da SBPC Cultural, áreas de convivência e descanso, e um espaço para rodas de conversa.

Complexo da Reitoria R. XV de Novembro, 1299, Centro

O Complexo da Reitoria divide sua programação em três espaços:  Teatro da Reitoria, com espetáculos dos Grupos Artísticos da UFPR; a sala de exposições Arte & Design, com exposições e o Pátio da Reitoria, com a Mostra CineUrbe.

Prédio Histórico – Praça Santos Andrade, 50, Centro

O Prédio Histórico da UFPR, um dos principais cartões postais da cidade de Curitiba, acolhe a programação cultural da SBPC com um circuito de museus, visitas guiadas e ações promovidas pelo MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

Auditório Mário Schoemberger – R. Barão do Rio Branco, 370, Centro

O Auditório Mário Schoemberger é palco do encontro de grupos artísticos das universidades paranaenses, contando com apresentações que contemplam diversas linguagens, destacando a música, a dança, o teatro e exposições.

As fichas técnicas completas de cada uma das ações pode ser acessada no site oficial da 75ª Reunião Anual da SBPC na UFPR, na aba SBPC Cultural: https://sbpc.ufpr.br/cultural/.

A coordenadora da SBPC Cultural, Professora Lúcia Helena Alencastro, destaca: “Com o objetivo de evidenciar as conexões presentes entre ciência, tecnologia, sociedade e cultura, partimos da compreensão de que as atividades artísticas e culturais são parte intrínseca do fazer educacional e contribuem para a formação integral dos nossos discentes, futuros profissionais. Para tanto, buscamos na SBPC Cultural elencar diversos conteúdos que permeiam o fazer artístico e cultural, como: O conceito de sustentabilidade cultural, incluindo tecnologias sociais, saberes e fazeres da cultura popular e outras economias, que estarão presentes na proposta estrutural da Alameda Cultural, Campus Centro Politécnico. Teremos também um olhar sobre a temática do direito à cidade. Abordaremos também a gestão cultural na IES, trazendo o Encontro Regional 2023 do FORCULT. Teremos ainda uma Feira de Economia Popular e Solidária (FEPS), em parceria com as Incubadoras Universitárias que nas últimas décadas tem atuado na proposição de novos arranjos econômicos, baseados nos valores da inclusão social, autogestão, sustentabilidade e cooperação, por meio da realização de ações de extensão, pesquisa e ensino nas mais diversas áreas do conhecimento, em integração com múltiplos atores sociais e organizações da sociedade civil que pautam o desenvolvimento de outras economias como forma de superação das desigualdades sociais.”

Lúcia ainda complementa, a respeito da programação: “Essas discussões acontecerão no Centro Polítécnico, mas é importante afirmar que a SBPC Cultural também contará com exposições e apresentações artísticas no Teatro da Reitoria que contará com a temporada dos grupos artísticos, corpos estáveis da UFPR (Orquestra Filarmônica da UFPR, Coro/Madrigal da UFPR, Grupo de MPB da UFPR, Cia de Teatro da UFPR e Téssera Companhia de Dança da UFPR) e no Auditório Mário Schoemberge, onde teremos os Grupos Artísticos da UNESPAR, bem como uma apresentação do LAMUSA UFPR e exposições no Prédio Histórico da UFPR no Museu de Arte da UFPR (MusA) e na sala ditática do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE).”

A SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), assim como na educação, difusão e popularização da ciência no país.

Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Representa mais de 160 sociedades científicas afiliadas Há 75 anos, a SBPC organiza reuniões em diferentes cidades do país, com o objetivo de debater políticas públicas de ciência e tecnologia, difundir os avanços científicos e propor metas estratégicas para o progresso da ciência no Brasil.

A SBPC retorna ao Paraná depois de 37 anos; a UFPR foi sede do evento em outras cinco ocasiões, a última vez em 1986.

Uma das atividades centrais da Reunião se concentra na Programação Científica, considerada o principal fórum de política científica aberto aos pesquisadores e ao público em geral. O evento tem a participação de grande parte das Sociedades e Associações Científicas filiadas à SBPC.

Ainda, em 2023, completam a programação do evento, a SBPC Jovem e a SBPC Cultural.

Para continuar acompanhando as notícias sobre o evento, acesse: SBPC na UFPR.

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...