Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SBPC: Ciência Cidadã e Democracia em foco

No dia 25.07, a programação científica contemplou a temática que envolve a discussão sobre o conceito da Ciência Cidadã e a Democracia. O evento contou com a presença da professora Sarita Albagli, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que faz parte do Laboratório de ciência aberta e Inovação cidadã – IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). E com a presença do Professor Rodrigo Reis, da UFPR.

Foi discutida a relação entre poder, democracia e cidadania, já tratado em décadas anteriores, agora em foco, com o pesquisador Alan Irwin, onde a cidadania científica é compromisso com a sociedade, e onde os atores sociais podem contribuir, de acordo com Albagli. E sob o ponto de vista do também pesquisador Rick Bonney, que enfatiza que dados liberados e acesso para construção junto com a sociedade são essenciais para o entendimento da ciência cidadã.

Além, a pesquisadora citou referência da América Latina, como Paulo Freire. E do conceito trazido pelo Dicionário de Oxford (2014), que destaca que ciência cidadã está atrelada a participação da comunidade científica e não-científica, para a ampliação do diálogo e debates, nas mais diversas esferas.

Sarita ressaltou o entendimento a respeito da ciência cidadã enquanto processo que envolve análise de dados, sensoriamento, participação social, divulgação científica, e pesquisa científica participativa. De acordo com a pesquisadora, trata-se de uma vertente mais acessível e democrática, com foco na construção das diferenças, onde os atores sociais são cidadãos; e que é necessário ter cuidado com a má utilização e aumento da tecnologia. “De que desenvolvimento e ciência estamos falando? Para quem? É necessário incluir populações e conhecimentos diversos e locais. Cidadania é direito, é respeitar as diferenças, e refletir sobre o processo de colonização hegemônica, por meio de reflexões sobre política, história, cultura, ciência e comunicação, entre outras vertentes”, destacou Albagli.

Dentre as práticas, projetos e ações, a pesquisadora citou o trabalho realizado pelo CIVIS, plataforma da ciência cidadã, que possibilita e incentiva a participação e o diálogo com a sociedade de maneira plural e integrada.

Para saber mais, acesse: https://civis.ibict.br/.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...