No dia 25.07, a programação científica contemplou a temática que envolve a discussão sobre o conceito da Ciência Cidadã e a Democracia. O evento contou com a presença da professora Sarita Albagli, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que faz parte do Laboratório de ciência aberta e Inovação cidadã – IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). E com a presença do Professor Rodrigo Reis, da UFPR.
Foi discutida a relação entre poder, democracia e cidadania, já tratado em décadas anteriores, agora em foco, com o pesquisador Alan Irwin, onde a cidadania científica é compromisso com a sociedade, e onde os atores sociais podem contribuir, de acordo com Albagli. E sob o ponto de vista do também pesquisador Rick Bonney, que enfatiza que dados liberados e acesso para construção junto com a sociedade são essenciais para o entendimento da ciência cidadã.
Além, a pesquisadora citou referência da América Latina, como Paulo Freire. E do conceito trazido pelo Dicionário de Oxford (2014), que destaca que ciência cidadã está atrelada a participação da comunidade científica e não-científica, para a ampliação do diálogo e debates, nas mais diversas esferas.
Sarita ressaltou o entendimento a respeito da ciência cidadã enquanto processo que envolve análise de dados, sensoriamento, participação social, divulgação científica, e pesquisa científica participativa. De acordo com a pesquisadora, trata-se de uma vertente mais acessível e democrática, com foco na construção das diferenças, onde os atores sociais são cidadãos; e que é necessário ter cuidado com a má utilização e aumento da tecnologia. “De que desenvolvimento e ciência estamos falando? Para quem? É necessário incluir populações e conhecimentos diversos e locais. Cidadania é direito, é respeitar as diferenças, e refletir sobre o processo de colonização hegemônica, por meio de reflexões sobre política, história, cultura, ciência e comunicação, entre outras vertentes”, destacou Albagli.
Dentre as práticas, projetos e ações, a pesquisadora citou o trabalho realizado pelo CIVIS, plataforma da ciência cidadã, que possibilita e incentiva a participação e o diálogo com a sociedade de maneira plural e integrada.
Para saber mais, acesse: https://civis.ibict.br/.