Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sarau traz poemas, dança e identidade de estudantes no Mês da Consciência Negra

A voz de Wesley Leonardo Garcia chama a atenção em forma de poesia para a realidade vivenciada. “Tentativas excessivas em nos assassinar já são maiores do que os nossos ancestrais no mar. A minha dor tu não deves abafar”, declamou o estudante de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do coletivo Frente Negra. As palavras escritas no poema “Soneto meu – parte 1”, de sua autoria, ganharam voz no Sarau Negro, que ocorreu no Centro Politécnico e no pátio da Reitoria durante a programação do Mês da Consciência Negra da UFPR.

Sarau Negro contou com declamação de poemas, música e dança de estudantes durante cerca de duas horas. Fotos: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

O sarau contou com declamação de poemas, música e dança de estudantes durante cerca de duas horas. Para Wesley, esse é um espaço não apenas de conscientização, mas também de identidade. “Ser negro não é só uma questão de cor, mas você também se sentir uma pessoa negra. Eu carrego toda uma história atrás de mim, então é importante eu saber quem eu sou. É uma questão identitária”, diz.

Desde criança Wesley escreve poemas, que declamou pela primeira vez em 2017 no Slam Contrataque, que ocorre no Largo da Ordem, em Curitiba. “Algumas pessoas se identificaram e foi bem legal. Aí continuei escrevendo e declamando”, conta. “A verdade nua e crua: ainda não sou livre no andar”, terminou o poema “Soneto meu – parte 1” entoado por Wesley no pátio da Reitoria da UFPR.

“A verdade nua e crua: ainda não sou livre no andar”, declamou Wesley Leonardo Garcia no poema de sua autoria “Soneto meu – parte 1”

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro e a UFPR promove, durante o mês inteiro, uma série de ações artístico-culturais nos diversos campi da instituição para discutir temas relacionados à consciência negra. A iniciativa é promovida por meio de uma articulação entre Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), núcleos de pesquisa e extensão, coletivos de estudantes e grupos artísticos.

A programação completa do Mês da Consciência Negra na UFPR pode ser conferida neste link

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...