Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ricardo Marcelo assume como novo reitor da UFPR

teatro lotado posse ricardoEm cerimônia que lotou o Teatro da Reitoria, o professor-doutor em Direito Ricardo Marcelo Fonseca foi empossado como novo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na noite de segunda-feira (dia 19), em Curitiba. Ele recebeu o cargo do reitor Zaki Akel Sobrinho. A transmissão de cargo foi promovida em sessão solene do Conselho Universitário (Coun), que celebrou ainda os 104 anos da UFPR – a mais antiga e uma das dez mais importantes do Brasil. Na sessão, houve ainda homenagens especiais a docentes, servidores técnico-administrativos e discentes que se destacaram, ao longo do ano.

posse01Ao proferir suas primeiras palavras como reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca fez questão de garantir a fala para sua vice-reitora eleita, Graciela de Muniz (vídeo com a íntegra o discurso) . Ela disse que se sentia orgulhosa por representar todas as mulheres da UFPR, honrada e agradecida por ter recebido os votos da comunidade universitária. “Ninguém chega sozinho ao cargo que vamos ocupar na UFPR. A Universidade é uma obra de construção coletiva que depende de várias pessoas e de várias gerações”, comentou.

31619755942_173c3d086a_bNa sequência, em seu discurso de posse, o reitor Ricardo Marcelo lembrou a história da UFPR. Afirmou que no presente a Universidade deve encarar o desafio da inclusão e da tolerância, com destaque para as questões de gênero. Disse ainda que a pluralidade com unidade e respeito à diversidade colocará a UFPR como protagonista, em um futuro brilhante. “Nossa riqueza deve ser nossa pluralidade e nossa diversidade. A UFPR deve ser inclusiva, plural e aberta às diferenças”, comentou o reitor, que também convidou a comunidade universitária a participar deste processo. “Sonhemos alto e afirmemos o nosso protagonismo no debate público e social neste tempo de incompreensão e ausência de diálogo em que vivemos”, disse. (vídeo com a íntegra o discurso)

Orgulho dos paranaenses

discurso-ricardoO reitor destacou a grandeza da UFPR e de ser a mais antiga do País. “Isso mostra a importância da Universidade e sua sinergia com a sociedade. A UFPR é a alma mater da sociedade paranaense e motivo de orgulho para todos nós”.

Disse, ainda, que vai criar a Superintendência de Inclusão e de Diversidade e que tem metas e sonhos ousados para a UFPR. “Faremos isso sempre em defesa da Universidade pública”, comentou. Afirmou que está consciente dos desafios que terá de enfrentar diante da crise do País. Por isso, pediu o apoio de todas as lideranças políticas e empresariais e a superação das “disputas pequenas” que prejudicam o debate e o desenvolvimento. O reitor da UFPR destacou, ainda, o papel da vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz no processo. “Ela sempre se destacou como acadêmica, gestora e professora e foi decisiva em todo o processo”, elogiou.

Ricardo Marcelo salientou que fará uma administração para toda a Universidade. Trabalhando em prol da UFPR e de melhores condições de trabalho e estudo para todas e todos, com muita atenção e carinho aos técnico-administrativos, que são responsáveis pelo dia a dia da nossa instituição, fazendo uma gestão com união e transparência, como deve ser a democracia.
Edson FachinA posse do professor Ricardo Marcelo Fonseca foi prestigiada por algumas das mais importantes autoridades públicas e privadas do País e do Estado. Um dos destaques presentes foi do Ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi condecorado com a Comenda Victor Ferreira do Amaral, honraria máxima da UFPR, devidamente aprovado pelo Conselho Universitário.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, também esteve na UFPR especialmente para cumprimentar o novo reitor. Da cerimônia, participaram ainda o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Roberto Vasconcelos; o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; o diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o vice-presidente e diretor Administrativo do BRDE, Orlando Pessuti; o presidente da Junta Comercial, Ardisson Akel e inúmeras autoridades de Curitiba e do Paraná.

A Chapa 2 – UFPR é Nossa Vida

Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Ines Bolzon de Muniz: os vencedores da consulta pública para a escolha do novo reitor e vice-reitor da UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.
Reitor Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Ines Bolzon de Muniz, vice-reitora eleita. Imagem: Samira Chami Neves.

Ricardo Marcelo Fonseca venceu a disputa para reitor para um mandato de quatro anos, tendo como vice-reitora eleita a professora Graciela Ines Bolzon de Muniz, na consulta pública promovida nos dias 27 e 28 de setembro. A escolha de Ricardo Marcelo foi referendado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.
Ricardo Marcelo Fonseca é aliado dos movimentos sociais e populares, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1990) e licenciado e bacharel em História pela UFPR (1990). Especialista em Direito Contemporâneo (PUC-PR/IBEJ – 1993), é mestre em Direito pela UFPR (1998) e doutor em Direito, também pela Universidade Federal do Paraná (2001). Fez seu pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, na Itália (2004). Ex-diretor da Faculdade de Direito da UFPR, é pesquisador nível 1 e integrante do Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...