Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor traz boas notícias de Brasília

Durante o dia 06 de março, o reitor da UFPR Carlos Moreira Júnior esteve em Brasília para reunião com o Ministro da Educação Fernando Haddad. ‘A primeira boa notícia é que o ministro permanece no cargo e isso é muito bom para nós, principalmente pelo bom relacionamento com o ministro e pela manutenção das políticas educacionais que o MEC tem implantado’, esclarece o reitor.

Expansão – O reitor levou ao Ministro a situação da não ocupação integral das vagas de cotas, principalmente pela não oferta de mais vagas noturnas. ‘Expliquei ao Ministro que apesar de evoluirmos na questão das políticas afirmativas, não conseguiremos ocupar os 40% das cotas da UFPR com apenas 23% de vagas noturnas. Expus a ele a necessidade que temos da contratação de mais professores para atender a essa demanda e que estamos, também, trabalhando também no remanejamento de vagas diurnos para a noite’, explica o reitor. Segundo ele, o Ministro afirmou que essa questão está contemplada no PAC da Educação, na questão da Universidade Nova. ‘O Ministro ainda nos pediu que enviassemos o projeto da UFPR na questão da ampliação de vagas de professores para os cursos noturnos, para avaliação e possível contemplação.’

Universidade do Mercosul – Outro tema levado ao conhecimento do Ministro foi a questão da implantação da Universidade do Mercosul. Nessa reunião também estava presente Santiago Gallo, secretário do CODESUL e assessor de relações internacionais do Governo do Estado do Paraná, que afirmou a importância do projeto para o governo estadual e do apoio que o Governador Roberto Requião já firmou junto a UFPR. ‘O Ministro nos garantiu que na próxima reunião dos ministros do Mercosul irá abrir espaço para que discutissemos o projeto.’

CD´s e FG´s – A questão dos pagamentos de cargos de direção e função gratificada dos programas de expansão da Universidade também foram tema do encontro com o Ministro Haddad. ‘O Ministro nos garantiu que esse tema seria pauta da reunião desse dia 07 de março com o Ministério do Planejamento, com possibilidade de inclusão na próxima medida provisória assinada pelo Presidente da República’, informa o reitor.

Além desses temas, foi confirmada a liberação de R$ 600 mil reais para a UFPR Litoral para atendimento a diversas atividades, entre elas, a compra de ar condicionado para as salas de aula.

Foto(s) relacionada(s):


Reitor e o Ministro da Educação

Fonte: Patricia Favorito Dorfman