Reitor recebe comitiva para discutir os megaeventos esportivos

O grupo de profissionais que está participando da semana de discussões ‘Megaeventos esportivos: a realidade do esporte no Brasil visando os Jogos Olímpicos 2016’, organizada pela UFPR em parceira com o Ministério do Esporte, esteve na tarde de quarta-feira (13) no gabinete do reitor Zaki Akel Sobrinho.

Eles conversaram sobre o projeto de pesquisa que está sendo organizado durante esta semana, os próximos passos necessários e a importância do envolvimento da universidade. “Estamos muito felizes em recebê-los e queremos reforçar que a UFPR está à disposição de todos. É um prazer trabalharmos juntos em um evento tão grandioso quanto as Olimpíadas”, declara Zaki.

O trabalho, que envolve profissionais do Brasil e do exterior, foi destacado pela secretária nacional do Ministério do Esporte, Rejane Penna Rodrigues, que também esteve presente no encontro.

“É uma ligação que vem se consolidado há muito tempo, especialmente na área de políticas públicas. A UFPR teve muita proatividade ao procurar o ministério, apresentando esse projeto inovador já bastante estruturado”, conta. Ela ainda comenta que espera bons resultados, não apenas agora mas também para outros eventos em parcerias futuras.

O vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, Fernando Mezzadri, um dos organizadores do projeto, explicou que até o final de maio eles pretendem entregá-lo com as principais ideias já discutidas ao Ministério do Esporte. “Estamos trabalhando com a elaboração de fases, metas e busca de informações”, conta. Mezzadri ressalta a importância do processo ser feito coletivamente e afirma que cada vez mais novos profissionais interessados devem ser integrados ao grupo.

Uma das participantes das reuniões de trabalho é a professora da Universidad Pedagógica Experimental Libertador da Venezuela, Rosa López de D’Amico. Ela disse estar muito contente com a iniciativa da UFPR para esta pesquisa, principalmente com a busca por ajuda não apenas na área esportiva.

Esse foi um dos pontos destacados pelo professor Mezzadri: “Estamos analisando a forma de abordagem em todas as regiões do país, pois não podemos restringir a pesquisa apenas às Olimpíadas no Rio de Janeiro”.

Dentro do cronograma da semana, o grupo visitou alguns locais de prática esportiva na terça-feira. “Visitamos a Arena da Baixada, o Projeto Compartilhar e um projeto social em São José dos Pinhais”, afirmou Mezzadri. Segundo ele, as reuniões começaram efetivamente na quarta-feira, com discussões de objetos e metodologias de pesquisa.

Comitiva posa para foto, no gabinete da Reitoria da UFPR
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Ana Claudia Cichon, estagiária (orientou Fernando César Oliveira)