Reitor propõe parcerias ao prefeito de Curitiba

‘A universidade está disposta a colaborar com Curitiba’, afirmou Zaki Akel. ‘Queremos ampliar e estabelecer novas parcerias com a prefeitura.’

Também participaram do encontro, realizado no Gabinete do prefeito, o vice-reitor Rogério Mulinari, a pró-reitora Lúcia Montanhini (Proplan), o vereador Omar Sabbag (PSDB) e o assessor especial da Reitoria, Norton Nohama.

Os representantes da UFPR apresentaram uma série de demandas ao chefe do Executivo municipal. Entre elas, a necessidade de um maior aporte de recursos por parte da Prefeitura de Curitiba na Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

‘A UFPR está tendo que complementar os recursos da maternidade, estamos suando a camisa para isso e precisamos que a prefeitura nos ajude’, afirmou Zaki Akel. ‘Acabamos de credenciá-la como hospital universitário no Ministério da Educação, o que nos trará recursos adicionais a partir do segundo semestre.’

A Maternidade Victor Ferreira do Amaral realiza cerca de 320 partos por mês, o que equivaleria a aproximadamente um terço dos partos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

O prefeito declarou que encaminhará todas as demandas apresentadas pela UFPR aos seus secretários. ‘Vamos dar especial atenção a essas solicitações.’

Outro pedido apresentado pela UFPR diz respeito ao empenho de três emendas apresentadas por vereadores ao Orçamento municipal de 2009 e que estão relacionadas com a universidade. Relativas à área de saúde, elas totalizam R$ 368 mil.

A universidade solicitou ainda melhorias nas calçadas ao redor dos três hospitais vinculados a ela —além da maternidade, o Hospital de Clínicas e o Hospital do Trabalhador. ‘O calçamento em petit-pavê fica um sabão em dias de chuva, o que é um risco aos pacientes’, observou o reitor da UFPR.

Um exemplo de parceria futura citado durante o encontro é a possível realização de concursos públicos da administração municipal pelo Núcleo de Concursos da UFPR. Dirigentes do núcleo e da Secretaria Municipal de Recursos Humanos já começaram a se reunir para debater o assunto.

O reitor Zaki Akel Sobrinho e o prefeito Beto Richa
Foto: Orlando Kissner / SMCS