Reitor em reunião com o Ministro do Planejamento

Além da boa notícia trazida pelo reitor de um novo valor do orçamento da UFPR para 2005 – mais R$ 1.600.000,00 que eleva o orçamento de custeio da instituição para R$ 34.358.912,39, quarto maior entre as IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), o encontro com o Ministro também teve outros temas.

Entre os comuns à todas as IFES estiveram a ampliação do teto orçamentário, a solução para o pagamento dos plantões médicos, a reposição automática de vagas docentes e novas vagas para servidores técnico-administrativos para reposição e expansão.

A UFPR em pauta – Sobre os problemas da Universidade Federal, o reitor levou ao Ministro reinvidicações específicas do Hospital de Clínicas – como reposição de vagas e liberação do financeiro do orçamento – além de questões vinculadas a assistência estudantil – como o pedido de verba para a construção do novo Restaurante Universitário Politécnico/Botânico. ‘Também pedi uma suplementação orçamentária. Precisamos de mais recursos para poder realizar todos os projetos que esta Universidade tem, garantindo condições ainda melhores de ensino, pesquisa e extensão’, explicou o reitor.

Financeiro – ‘Pedimos ao Ministro que libere o financeiro já orçamentado para 2005, para darmos prosseguimento às ações da instituição’, esclareceu o reitor. Outro tema da pauta do encontro foi o pedido do reitor para que o Ministro convidasse pessoalmente o Presidente da República para o ato de lançamento das inscrições ao vestibular da UFPR Litoral, dia 16 de maio, em Matinhos. ‘O Ministro da Educação, Tarso Genro, já confirmou sua presença. Gostaríamos de poder contar, também, com a presença do senhor Presidente para este ato que lança efetivamente a UFPR Litoral, um importante programa da parceria entre a UFPR, o Governo Federal e o Governo do Estado do Paraná’, finalizou.

Encontro do Reitor com o Ministro Paulo Bernardo, do Planejamento
Foto: Arquivo Ministério