Reitor e Dr. Rosinha discutem diretrizes da Unila

No encontro, o deputado e o reitor da UFPR relembraram a importância da Universidade de Integração Latino-Americana — Unila para o ensino superior do país. Segundo eles, a prioridade neste momento é focar em estrutura e projeto político-pedagógico concentrados na integração entre os países da América Latina.

“Nossa preocupação é que a universidade se torne um elo de integração externo, que envolva tanto os países participantes quanto as unidades internas brasileiras”, afirmou o deputado federal.

Dr. Rosinha sugeriu ainda que sejam realizados debates entre a equipe de instalação da Unila e a sociedade. “Dessa forma, magistrados de universidades já implantadas podem dar seu parecer e contribuir para o aperfeiçoamento dos projetos”, explicou.

O reitor Zaki Akel afirmou que um dos grandes diferenciais da Unila será a inovação na oferta de cursos. “A nova universidade não vai oferecer os mesmos cursos encontrados na maioria das instituições de ensino superior. Serão cursos inovadores, com focos pré-definidos, voltados para a realidade da América Latina”, enfatizou.

O encontro ainda abordou métodos de melhoria para a saúde do servidor da UFPR. Foram discutidas também propostas de reforma e ocupação de prédios, voltadas à área de ciências da saúde.

Sobre a participação do Dr. Rosinha

O deputado faz parte do Grupo de Trabalho responsável pela área de Ciências da Saúde da Unila. O grupo foi implantado no início do mês e deve trabalhar na elaboração da grade curricular da graduação e pós-graduação na área da saúde. Também fazem parte da equipe o ministro da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde, Eduardo Botelho Barbosa, e Rodrigo Ramalho, representante da Secretaria de Ensino Superior do Paraná.

O vice-reitor Rogério Mulinari, o deputado Dr Rosinha e o reitor Zaki Akel
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Iasa Monique (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)