Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reforma humaniza Serviço de Transplante de Medula Óssea

Com o auxílio da comunidade, através da Associação Alírio Pfiffer, o STO ganhou oito novos leitos além de nova pintura e instalações.

O reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho afirma que a reforma traz melhor qualidade de atendimento e melhores condições de trabalho no STO. Destaca ainda, que a reparação só foi possível com o trabalho de voluntários e com a ajuda da comunidade. ‘O hospital vai, aos poucos, se revitalizando, com recursos federais, municipais, estaduais e da comunidade.’

Nas paredes do STO, há agora letras de canções e palavras de motivação. Lê-se em seu novo corredor amor, bondade, coragem, alegria, esperança, paz e fé.

A presidente da associação Alírio Pfiffer, Maria Cecília Leão Rosenmann, afirma que, por lidar com procedimentos cirúrgicos e doenças extremamente graves, o STO é um ambiente de ‘stress’. “É preciso que seja mais humanizado”, declara. Os quartos dos pacientes também foram decorados com personagens de desenhos animados.

Além da pintura, foram instaladas novas TVs com DVDs e relógios nos quartos. Para um conforto maior ainda dos pacientes, há também camas e vestiários para familiares de pacientes, uma sala exclusiva de terapia multifuncional e outra de terapia ocupacional.

A área administrativa do STO também foi reformada. Há novos
espaço para treinamentos, reuniões, sala para especializandos.
Foram criados oito novos leitos, o que configura um aumento de 40% no número de transplantes mensais, pois agora o Serviço conta com 25 leitos. Com esse número, é possível a realização de 80 transplantes mensais.

Estiveram presentes no evento de inauguração, além de Zaki Akel e Maria Cecília Leão Rosenmann, entre outras autoridades, o vice-reitor da UFPR Rogério Mulinari, a diretora do HC Heda do Amarante, o chefe do STO José Zanis Neto, o chefe-de-gabinete do governo estadual, Carlos Moreira e o presidente do Conselho Regional de Medicina, Miguel Ibrain Sobrinho.

Foto(s) relacionada(s):


A nova estrutura busca melhorar também o trabalho no setor
Foto: Leonardo Bettinelli


Autoridades presentes na inauguração
Foto: Leonardo Bettinelli


Nas paredes, letras de canções e palavras de incentivo
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Manuela Salazar (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)