Quarteto de Cordas da UFPR promove integração nas escolas públicas

Atuando há três anos, o coordenador do projeto, o professor Guilherme Romanelli, do DeArtes – Departamento de Artes, defende a idéia de que “a sala de aula é um ambiente onde podem ser desenvolvidas diferentes maneiras de aprendizagem, como a Arte, por exemplo”, afirma.

Com o tempo, as apresentações do Quarteto foram ganhando adesão dos funcionários e professores das escolas que passaram a integrar as platéias que reúnem sempre cerca de 60 alunos, diz Romanelli. “As salas de aula constituem locais acusticamente adequados, além de possibilitarem um diálogo mais íntimo entre as crianças e a música”, pondera o professor. Atualmente, integram o Quarteto – já constituído numa Orquestra de Cordas, quatro alunos do DeArtes, dois ex-alunos do mesmo departamento e o professor Romanelli.

Agenda – As apresentações estão marcadas até o final deste ano em alguns Centros de Educação Integral: na terça-feira, dia 31, os músicos se apresentarão CEI Belmiro Cezar, dia 7 de novembro no CEI do Expedicionário e dia 9 de novembro no Dom Manuel S. D´Elboux.

Quarteto de Cordas da UFPR
Foto: Arquivo

Apresentação em sala de aula
Foto: Arquivo