Psicanálise e Antropologia são temas de seminário

Esses e outros temas integram o curso de Extensão “Psicanálise e Antropologia I: Moisés e o Monoteísmo e a questão da transmissão inconsciente em Freud”, promovido pelo Núcleo de Estudos dos Processos Identitários, das Etnias, das Crises e da Cultura Árabe.

As palestras serão ministradas pelos professores da UFPR Jamil Zugheib Neto e Lorenzo Macagno nos dias 17 – quarta-feira e 24 de junho, no horário das 18h30 às 21 horas no Departamento de Psicologia – sala 107, 1º andar do Prédio Histórico da Praça Santos Andrade.

O curso, realizado em módulos, terá continuidade nos meses de agosto – dias 06, 13, 20 e 27, setembro, nos dias 03, 10, 17 e 24 até o mês de outubro – 01, 08, 15 e dia 22. Entre os assuntos de interesse “A construção dos conceitos em Psicanálise”; “Trauma, herança e repetição”; “Circunstâncias históricas e temática do sexo”; “A culpa e expiação, recalque e repetição: modalizações da subjetividade na construção identificatória”; “Edward Said: Freud e os não europeus”, além de outros.

Nas oportunidades, estarão presentes os professores Vinícius Anciães Darriba, Sady Raúl Pereira, ambos da UFPR, Celina Ramos Couri, membro do Círculo de Leitura do Instituto Fernand Braudel, Dulce Mara Gaio da Unibrasil e Lucienne Martins Borges, doutora em Psicologia pela Université du Quebec, Canadá.

As inscrições poderão ser efetuadas no Departamento de Psicologia – sala 213, 2º andar do Prédio Histórico, mediante o pagamento das taxas de R$ 100,00 para profissionais e R$ 70,00 para estudantes.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 8838 – 0256, com o professor Jamil Zugueib Neto, 3310-2630, ou pelo e-mail ufpr.psicanálise@gmail.com

Psicólogo
Foto: Arquivo