Imagem Padrão

PRPPG recebe centenas de mensagens pela morte da professora Benigna

12 março, 2008
00:00
Por

A morte da professora da UFPR, Maria Benigna Martinelli de Oliveira, na tarde do dia 7 de março, vítima de assalto, repercutiu no meio acadêmico de todas as instituições de ensino superior. Dezenas de mensagens chegam todos os dias para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. São estudantes, pesquisadores e professores, indignados com a onda de violência, principalmente nas grandes cidades.

O professor Roberto Ferreira de Melo da Universidade Federal de Santa Catarina, que teve seu trabalho de mestrado orientado pela professora Benigna, escreveu. “Que seu legado nos sirva de incentivo para, apesar da dor e da revolta que nos abatem neste momento, continuarmos a trilhar o caminho para uma universidade pública melhor, uma vida mais justa”. Romeu Rocha Filho, da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de São Carlos, enviou mensagem repudiando a violência “que nada constrói e só conspurca nossa sociedade de dor, desilusão e isolacionismo”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal do Amapá Antonio Monteiro Filocreão escreveu. “Sentiremos a passagem da professora Maria Benigna pela colaboração com a educação brasileira e em especial com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação dessa Universidade, pela dedicação e postura diante do cargo que lhe foi confiado.”

“ A Universidade Federal de São João Del Rei compartilha a dor pela perda de tão importante pesquisadora do nosso País. Lamentamos que atos de violência e barbárie como esses continuem a ameaçar a nossa integridade como cidadãos”, são as palavras do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ Carlos Henrique de Souza Gerken.

E-mails de condolências chegaram ainda da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior do MEC, da USP, onde a professora Benigna estudou, da Universidade Federal de Pelotas, da Universidade Federal de Santa Catarina e muitas outras instituições.

HOMENAGEM DOS COLEGAS – Os servidores e professores da PRPPG, unidade que Benigna coordenava há dois anos, escreveram a seguinte mensagem. “Não sentimos a perda, sentimos sim a falta, a ausência antes de tudo da amiga, da conselheira, da professora e líder que com distinta desenvoltura conduzia esta unidade da instituição Universidade Federal do Paraná. Ao contrário, ganhamos e continuaremos ganhando, ao reportar nosso pensamento ao exemplo de vida, legado pela nossa Pró-Reitora, professora Maria Benigna Martinelli de Oliveira.’

Fonte: ACS

Sugestões

31 outubro, 2025

Por Sacod A 1ª Semana Acadêmica Integrada do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade Federal […]

30 outubro, 2025

Por assessoria A Curta Comum – Mostra de Cinema Comunitário, está com inscrições abertas para exibição de filmes […]

30 outubro, 2025

As inscrições para o cursinho pré-vestibular solidário “Todos Pelo Direito” (TPD) começaram na última terça-feira (28) e seguem […]

29 outubro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, no dia 18 de novembro, duas oficinas de extensão voltadas à […]