Cadastro do Pesquisador no SisGen
Como acessar o Cadastro
- Instale o módulo de segurança do Banco do Brasil no seu computador (não é permitido acessar a plataforma em dispositivo móvel). A instalação do módulo de segurança tem sido necessária para acessar a plataforma SisGen. Escolha a instalação para o sistema operacional utilizado na sua máquina (Windows, Linux ou MacOs).
- Entre no site no endereço https://sisgen.gov.br/paginas/login.aspx, clique em “cadastre-se” (Apenas para servidores(as) da UFPR).
- O cadastro é realizado com o CPF do(a) servidor(a).
- Ao entrar no sistema, vincule seu usuário à UFPR informando o CNPJ da instituição: 75.095.679/0001-49. Após a vinculação, o sistema enviará uma mensagem para seu e-mail cadastrado, confirmando o sucesso do cadastro e informando uma senha gerada automaticamente.
- Aguarde a validação do seu vínculo como servidor(a) da Instituição, a ser realizada pela Unibio. Antes dessa validação, o acesso ao sistema será possível apenas como pessoa física. No entanto, não recomendamos o cadastro de qualquer atividade sem o vínculo institucional, pois isso pode comprometer sua proteção e o reconhecimento adequado das informações.
- Após a homologação do seu cadastro como servidor(a) da UFPR, o sistema já estará disponível para uso. Nesse momento, você poderá substituir a senha automática gerada pelo sistema por uma de sua preferência

Caso haja dúvidas, entre em contato pelo e-mail unibio@ufpr.br, ou pelo telefone (041) 3360-5452. Após a validação de seu cadastro, já é possível fazer o Cadastro de Atividade de Acesso pretendida.
Para informações básicas sobre o funcionamento geral do SisGen, consulte o Manual do SisGen.
Tipos de cadastros e solicitações realizados na Plataforma Eletrônica – SisGen
- Acesso de Patrimônio Genético (PG) e/ou Conhecimento Tradicional Associado (CTA), como:
- a) Registro de atividades de pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico.
- b) Envio de amostras que contenha PG e CTA para prestação de serviços no exterior (a responsabilidade das amostras do PG e/ou CTA permanece com a Instituição Remetente).
- Remessa de amostras de PG e/ou CTA enviados para o exterior. A responsabilidade do PG e/ou CTA será transferida para Instituição Estrangeira/Destinatário.
- Notificação de produto acabado ou material reprodutivo.
- Solicitação de Credenciamento de Instituições mantenedoras das coleções ex situ que mantenham amostras de PG.
- Solicitação de Atestados de Regularidade de Acesso.