Grupos de Pesquisa
A PRPI, por meio da Coordenadoria de Apoio aos Projetos Institucionais (PRPI/COFPI), e no uso de suas atribuições, estabelece as orientações para a criação de Grupos de Pesquisa na UFPR com a finalidade de cadastramento no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conforme abaixo.

1) Orientações para criação de grupos de pesquisa
1. Cada grupo de pesquisa deve contar com um líder e, eventualmente, um vice-líder.
2. Além do líder e, eventualmente, do vice-líder, cada Grupo de Pesquisa deve contar com outros membros, cujas características são o envolvimento profissional e permanente com a pesquisa.
3. Poderão ocupar a liderança de Grupos de Pesquisa servidores do quadro permanente da UFPR em efetivo exercício e professores aposentados da UFPR, sem vínculo formal com outras instituições.
4. Para solicitar o cadastro do Grupo de Pesquisa pela UFPR, o líder deverá:
4.1 Abrir processo no sistema SEI (Tipo de Processo: Administração Geral: Informações e Documentos), contendo as informações abaixo e encaminhar para a Coordenação de Fomento aos Projetos Institucionais (UFPR/R/PRPI/COFPI), contendo:
4.2 DADOS DO GRUPO DE PESQUISA: nome do grupo, nome do líder e vice-lider (se tiver); área e sub-área do CNPq de vínculo do grupo ou do líder.
4.3. DADOS DO LÍDER E VICE-LÍDER: link para o CV Lattes, que deverá estar atualizado. Informar se o líder já possui cadastro de líder no DGP CNPq.
4.4. INFORMAÇÕES SOBRE A EQUIPE: nome dos membros da equipe, respectivo status (docentes, estudantes ou técnicos) e respectivo link para o CV Lattes.
4.5. BREVE DESCRIÇÃO DA(S) LINHA(S) DE PESQUISA ( máx 250 palavras, para cada linha)
4.7. Link do(s) Laboratório(s) vinculado(s) ao grupo no PNIPE: (https://pnipe.mcti.gov.br/), se for o caso.
4.6. BREVE DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL (na UFPR e em IES colaboradoras)
2) Procedimento para certificação do grupo de pesquisa
A solicitação da certificação do novo grupo será composta dos seguintes passos:
1) O solicitante deve avaliar se atende aos quesitos estabelecidos para liderança como para composição do grupo;
2) No caso afirmativo, deve criar processo SEI, no qual conste documento com os dados elencados no item anterior, assinado pelo líder e vice-líder, e encaminhar o processo para a caixa SEI da Coordenadoria de Fomento a Projetos Institucionais (UFPR/R/PRPI/COFPI).
3) Caso o solicitante atenda as condições para ser líder de grupo, a Coordenadoria juntará informação no processo SEI informando o cadastro de líder no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), estando assim, autorizada a criação efetiva do grupo no Diretório;
4) Após preenchimento do grupo, deve-se informar o cadastramento do grupo no DGP via despacho juntado ao processo SEI, para análise e certificação pela COFPI.
5) Antes da certificação, o status do grupo permanece como “aguardando certificação pela instituição”. A aprovação do grupo do DGP pela COFPI será notificada em despacho juntado no respectivo processo SEI.
Caso o grupo não seja certificado em razão de não atendimento às orientações ora tratadas, o status do grupo no DGP constará como “rejeitado pela instituição”. Nesse caso, para que o proponente possa ter o grupo reavaliado pela instituição, é necessário que antes retire/exclua o grupo não certificado do DGP, para então cadastrar novamente o grupo a ser reavaliado.
Observação: O grupo não poderá ficar 12 meses sem atualização. Caso isso ocorra, ele passará do status de “Certificado” para o de “Não atualizado”. Os grupos desatualizados não participam dos censos do Diretório, mas permanecem disponíveis para consultas no site do DGP, pelo link “Buscar Grupos” da Base corrente.
Atenção: Caso o grupo com status “Não atualizado” permaneça mais 12 meses sem ser atualizado – ou seja, tenha permanecido mais de 24 meses sem sofrer nenhuma atualização – o grupo passará para o status “Excluído”, uma vez que é excluído automaticamente pelo próprio CNPq. Um grupo excluído do Diretório não pode mais ter seus dados editados pelo líder para atualizações, e nem fica acessível à Coordenadoria de Fomento a Projetos Institucionais (PRPI/COFPI) para mudança de situação.
3) Alteração de líder
Procedimento padrão (líder atual solicita)
Acessar o portal Lattes/DGP com seu CPF e Senha CNPq.
No diretório, selecione a opção “Acessar o Diretório”.
Procure e edite o grupo que deseja atualizar.
Na seção de edição do grupo, realize a transferência de liderança para o novo líder, que deve estar previamente cadastrado como pesquisador no grupo. O novo líder deve ser servidor do quadro permanente da UFPR em efetivo exercício ou professor aposentado da UFPR, sem vínculo formal com outras instituições.
Após fazer as alterações, clique em “Enviar ao CNPq”.
O grupo ficará “Em preenchimento” até o novo líder acessar, fazer as atualizações necessárias e enviar novamente.
Procedimento alternativo (se o líder atual estiver impedido)
Enviar despacho através do processo SEI de formalização do grupo solicitando a troca do líder. Se o grupo não tiver sido formalizado via processo SEI, criar um processo novo. Enviar o processo para UFPR/R/PRPI/COFPI.
O despacho deve conter: motivo da solicitação, nome do grupo, nome e CPF do antigo líder, nome e CPF do novo líder (que deve ser o segundo líder ou outro pesquisador do grupo), link para o Currículo Lattes do novo líder, link para o espelho do grupo. O novo líder deve ser servidor do quadro permanente da UFPR em efetivo exercício ou professor aposentado da UFPR, sem vínculo formal com outras instituições.
O Dirigente de Pesquisa da UFPR vai solicitar a troca, que será efetuada pelo CNPq.
4) Contatos
Em caso de dúvida, contatar a Coordenação de Fomento aos Projetos Institucionais (PRPI/COFPI):
E-mail: prpi.cofpi@ufpr.br
Microsoft Teams: mirian.moreira@ufpr.br