Diretrizes do Novo Ciclo & Nova Classificação da Produção Intelectual

Evento: Avaliação da Pós-Graduação: Diretrizes do Novo Ciclo e Classificação da Produção Intelectual – 05/set
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPR (PROPG), por meio da Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu (CPGSS), realiza em 05 de setembro de 2025 o evento de extensão “Avaliação da Pós-Graduação: Diretrizes do Novo Ciclo e Classificação da Produção Intelectual”, como parte da série Café com Sucupira. A iniciativa tem como propósito fortalecer os Programas de Pós-Graduação diante dos novos desafios do novo ciclo de avaliação da CAPES.
O encontro contará com a participação do Prof. Dr. Fabio Castro Gouveia (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT/Fiocruz), pesquisador de referência em métricas de ciência e políticas de avaliação, e da Profa. Dra. Paula Carina de Araújo (UFPR), coordenadora da CPGSS. A atividade será mediada pelo Prof. Dr. Roberto Pereira, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR.
Ao longo da programação, serão discutidas as Diretrizes Comuns de Avaliação e Permanência (2025–2028) e a nova sistemática de avaliação da produção intelectual, que substituirá o Qualis CAPES. O evento destacará estratégias de alinhamento dos Programas de Pós-Graduação às exigências do próximo quadriênio. A iniciativa conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR (PPGInf).
Local: Auditório Gralha Azul – Campus Botânico (UFPR) | Online para PPGs fora de Curitiba
Horário: 10h–12h e 14h–17h
Carga horária: 5h (com certificado)
? Inscreva-se: [Clique aqui] [encerrado]
MATERIAIS
Veja abaixo a gravação do evento (requer login ufpr.br)
- Parte 1 manhã – Profª Drª Paula Carina de Araújo
- Parte 2 tarde – Prof. Dr. Fabio C. Gouveia
Material/slides
- Parte 1 manhã – Diretrizes Comuns da Avaliação de Permanência dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu.pdf
PROGRAMAÇÃO
10h00 – Abertura Institucional
- Profa. Dra. Edneia Amancio de Souza Ramos Cavalieri – Pró-Reitora PROPG
- Profa. Dra. Paula Carina de Araújo – Coordenadora da CPGSS/PROPG
10h15 – Palestra: Diretrizes do Novo Ciclo Avaliativo da CAPES (2025–2028)
Profa. Dra. Paula Carina de Araújo
- Conteúdo: novas diretrizes da CAPES, planejamento estratégico nos PPGs, instrumentos de autoavaliação, indicadores institucionais e acompanhamento de egressos.
12h00 – 14h00 – Intervalo para almoço
14h00 – Palestra: Avaliação da Produção Intelectual dos PPGs (2025–2028)
Prof. Dr. Fábio Castro Gouveia
- Conteúdo: nova sistemática da CAPES para classificação de artigos e demais produções, critérios de qualidade, relevância e impacto, e implicações para os PPGs e áreas de avaliação.
16h00 – Coffee break – Hall do Auditório Gralha Azul
16h20 – Espaço para Perguntas e Debate com os Palestrantes
Esclarecimentos, comentários e encaminhamentos institucionais.
SOBRE OS CONFERENCISTAS
Fábio Castro Gouveia é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atualmente cedido ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) como Chefe da Divisão de Acompanhamento Institucional. Doutor em Química Biológica e bolsista de produtividade em pesquisa (PQ 1D/CNPq), é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ) e líder do grupo “Ciência, Dados, Redes e Métricas (Scimetrics)”. Atua nas áreas de cientometria, altmetria, indicadores de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), ciência de dados, métodos digitais, comunicação científica e tecnologia blockchain.
Paula Carina de Araújo é Coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da mesma instituição. Doutora em Ciência da Informação e bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária, atua como pesquisadora nas áreas de ciência aberta, estudos métricos da informação, políticas científicas e gestão da informação legal.
SOBRE O MEDIADOR
Roberto Pereira é Professor do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (conceito 6 na CAPES), e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou Pós-doutorado no Instituto de Computação/UNICAMP e estágio de pesquisa no Informatics Research Centre da Universidade de Reading (Reino Unido). Seus interesses de pesquisa incluem Interação Humano-Computador, Educação em Computação, Informática na Educação e Cultura e Valores no Design de Sistemas Computacionais Interativos.
CAFÉ COM SUCUPIRA
A PROPG da UFPR , por meio da CPGSS, inicia em setembro a série Café com Sucupira: entendendo a avaliação, fortalecendo os PPGs, voltada a orientar Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu sobre as novas diretrizes de avaliação da CAPES e a sistemática de classificação da produção intelectual que substituirá o Qualis a partir do quadriênio 2025–2028.
O Café com Sucupira será um espaço contínuo de formação e debate estratégico, com atividades ao longo do ano, destinadas a gestores, docentes, discentes e equipes técnico-administrativas. A proposta é apoiar os PPGs na transição para o novo modelo de avaliação, fortalecendo a produção e o impacto científico da UFPR.
Os primeiros encontros da série contarão com a presença do Prof. Dr. Fabio Castro Gouveia (IBICT/Fiocruz), referência nacional em métricas de ciência e avaliação de produção intelectual.
➡️ Saiba mais
