Iniciativas valorizam a responsabilidade socioambiental e fortalecem a relação entre a universidade e a sociedade
Doze ações extensionistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram selecionadas para compor o Programa de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial. A iniciativa é desenvolvida pela Itaipu Binacional em parceria com universidades públicas do Paraná e Mato Grosso do Sul, para o fomento de ações de extensão com impacto na vida da comunidade. O resultado preliminar foi publicado na última quarta, dia 21 de agosto.
As equipes terão financiamento para aquisição de notebooks, concessão de bolsas para coordenadores e estudantes, além de alimentação e deslocamento para realização das atividades do projeto em campo.
Os projetos aprovados são: Agroecologia e transformação; Bioeconomia circular para região da Lapa; Caminhos de Curitiba: avaliação e promoção da caminhabilidade alinhada aos ODS; Escola de surf comunitária de Pontal do Sul; Estúdio Fronteira; Genética fora da caixa vai às escolas integrando conservação e evolução para um mundo sustentável; Meninas nas ciências: Rocket Girls; Museu de Ciências Naturais (MCN) como espaço de fortalecimento a extensão universitária; Pioneiros do amanhã – startups tecnológicas, Sustentabilidade energética e desenvolvimento de green skills; Plantando soluções para um futuro sustentável – macrófitas aquáticas ornamentais no tratamento de águas residuárias; Projetos de extensão em engenharia ambiental e sanitária; e Saúde nas mídias.
O programa da Itaipu busca incentivar estudantes a se envolverem em atividades que contribuam para a solução de desafios socioambientais, ligados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, abrangendo áreas como biodiversidade, bioeconomia, conservação ambiental, uso responsável dos recursos naturais, energias renováveis, gestão de resíduos, agricultura sustentável, saúde e meio ambiente, políticas públicas, cultura, entre outros.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Mayara Elita Braz Carneiro, ressalta a importância de políticas como essa para a valorização da extensão universitária. “A ampla adesão da UFPR neste edital demonstra o compromisso da nossa instituição, com a sustentabilidade territorial e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Essas ações irão fortalecer a integralização da extensão e proporcionar uma formação cidadã aos nossos estudantes”.
Com informações da Itaipu Binacional, da Agência UEL e da Unila
Por João Cubas/Coordenadoria de Extensão/PROEC – UFPR
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é pioneira na capacitação de professores e pesquisadores sobre a chamada Lei […]
Ministro estará à frente da Corte no biênio 2025-2027, sucedendo Luís Roberto Barroso Ex-professor titular de Direito Civil […]