Por Olimpia Morante, sob supervisão de Daniel Felipe
Nos dias 20 e 21 de dezembro vai acontecer a ação especial Conceptilhas, oferecida pelos projetos de extensão do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Cirurgilhas e Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LIAGO). O evento consiste em um mutirão de inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) de cobre em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná.
Os procedimentos do Conceptilhas ocorrerão de forma ambulatorial e com anestesia local na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Mário di Maria. Toda a população do município de Guaraqueçaba e das suas ilhas são elegíveis para receber o tratamento, bastando manifestar interesse na UBS e passar pela consulta de triagem na unidade.
O tratamento é gratuito e, para esta edição, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando o fluxo de agendamento e contato com os interessados via preenchimento dos seus formulários. As vagas são limitadas, com 30 DIUs disponíveis nesta ação. De acordo com os organizadores do Conceptilhas, há planos de ações futuras com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, visando ampliar o número de vagas para atender progressivamente a demanda local.
O DIU de cobre é um método contraceptivo seguro e com índice de mais de 99% de efetividade, que consiste em um pequeno objeto flexível, geralmente em formato de T e que, ao ser inserido no útero, libera íons de cobre na cavidade uterina, impedindo a passagem dos espermatozoides. O DIU de cobre destaca-se também por ser um método não hormonal, facilmente removível e altamente durável. O método é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“As mulheres de Guaraqueçaba têm direito ao DIU pelo SUS, porém, o município enfrenta uma limitação importante: não há profissionais médicos disponíveis para realizar o procedimento com a segurança técnica necessária. O Cirurgilhas identificou essa lacuna durante suas ações regulares e, por isso, estruturou esta iniciativa em parceria com a Dra. Daniela do Carmo Destefani, médica ginecologista do Hospital de Clínicas (HC-UFPR), e com a LIAGO, para garantir um acesso efetivo, seguro e humanizado ao método contraceptivo”, conta a cirurgiã Silvania Klug Pimentel, professora associada do Departamento de Cirurgia da UFPR e coordenadora do Cirurgilhas.
O projeto de extensão Cirurgilhas é resultado da parceria entre os departamentos de Cirurgia e de Enfermagem do curso de Medicina da UFPR. O programa realiza expedições tem como objetivo tornar acessíveis cirurgias ambulatoriais para as populações de comunidades carentes e isoladas do litoral paranaense.
Por sua vez, a LIAGO integra a Comissão Nacional das Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia (CNLIGAS) da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), e tem como objetivo contribuir com a formação científica, humanística e ética do profissional de saúde durante o curso de graduação.
Serviço
Conceptilhas
Data: 20 e 21 de dezembro
Local: Unidade Básica de Saúde Padre Mário Di Maria
Endereço: R. Ferreira Lopes – Guaraqueçaba, PR, 83390-000
Mesmo capazes de fixar fósforo — base comum de fertilizantes que é poluente de águas —, solos encharcados […]
O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou, em parceria com o […]
Mostra é resultado de encontro e partilha de experiências entre os artistas e ocupa o espaço até o […]
Inscrições para pessoas com 60 anos ou mais seguem até fevereiro; atividades ocorrem no Campus Botânico e são […]