UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto Zero Fome beneficia cães e gatos

Entrega das rações em dezembro deste ano (foto arquivo projeto)

Idealizado em 2020 pelo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, o Projeto Zero Fome tem como principal objetivo complementar a alimentação de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica da cidade de Campo Magro, região metropolitana de Curitiba.

O Zero Fome tem seu escopo de ação no tripé do ensino, pesquisa e extensão, sob coordenação de médicos-veterinários residentes na área de MVC e alunos de graduação em medicina veterinária, nas modalidades bolsista e voluntário.

O projeto conta com a importante parceria do Instituto PremieRpet® e já doou, até o momento, mais de 1 tonelada de alimento. Além de suprir as demandas nutricionais e promover o bem-estar desses animais, o Zero Fome auxilia a disseminação dos conceitos de guarda-responsável e Saúde Única por meio de conversas e distribuição de panfletos explicativos sobre temas que impactam a vida dos animais, da família e de toda a comunidade.

As famílias contempladas são escolhidas a partir da parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e com a Secretaria de Saúde de Campo Magro.

Crescimento do Zero Fome

Em dezembro de 2021, o projeto foi ampliado com a proposta de auxiliar também a rede de protetores independentes (PI) de Curitiba e região metropolitana. No último dia 20, foram doados 1.460 quilos de alimentos fornecidos pela PremieRpet®, empresa especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos, grande parceira nessa iniciativa.

O alimento é destinado a cães e gatos resgatados de situações de abandono e maus-tratos e que agora estão sob a guarda dos protetores independentes, pessoas que se dedicam a combater a crueldade animal e oferecer cuidados, alimentação, higiene e carinho para quem antes estava em situação de total desamparo. As doações fortalecem esse trabalho árduo em busca da promoção do bem-estar animal e da Saúde Única. “Esse é o presente de Natal que eu precisava neste ano”, relata uma PI (protetora independente).

O trabalho feito pelo Zero Fome e a aproximação com os protetores ajudará o CMVC a traçar a epidemiologia do abandono e a sua verdadeira dimensão, avançando nas pesquisas relacionadas ao tema, para assim auxiliar na criação e execução de políticas públicas voltadas à causa animal.

Para ajudar ou obter mais informações, entre em contato através do e-mail fomezero@ufpr.br.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...