Um projeto de Iniciação Científica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, está chamando voluntários para uma pesquisa sobre mobilidade de jovens e idosos. Podem participar pessoas entre 18 e 30 anos, além de idosos acima de 60 anos.
A pesquisa, orientada pela professora Roberta Castilhos Detânico Bohrer, prevê avaliar a percepção da mobilidade funcional em pessoas jovens e idosas, fazendo uma relação com os aspectos antropométricos (medidas do corpo) e o nível de atividade física dos participantes.
As atividades serão realizadas no Laboratório do Centro de Estudos do Comportamento Motor, localizado no prédio do Departamento de Educação Física, no campus Centro Politécnico. Os participantes responderão um questionário sobre nível de atividade física e outro sobre sua cognição; depois, os pesquisadores farão medições de parâmetros antropométricos e testes de capacidade funcional e autopercepção. Todo o processo dura entre 25 e 40 minutos.
Os voluntários idosos receberão uma cartilha que apresentará o resultado individual da pesquisa. O material terá dados relevantes sobre a capacidade/mobilidade funcional do indivíduo, força, equilíbrio e o risco de doenças cardiometabólicas, que poderão ser apresentados a profissionais de saúde.
Serão excluídos do estudo indivíduos que tiverem: diagnóstico de doenças neurológicas (Parkinson, Neuropatia Periférica, AVC), déficit de marcha, artrite severa, necessitar de auxílio de órteses para locomoção; lesões; cirurgia de membros inferiores nos últimos 6 meses, o que pode aumentar o medo de cair; reduzida capacidade cognitiva, que possa dificultar a compreensão dos testes a serem realizados.
Para participar, os interessados devem enviar uma mensagem para o WhatsApp (41) 99666-9850 (Arthur Barbosa).
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]