Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais

18 junho, 2024
Por Bruna Soares
Extensão e Cultura

O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos sobre questões atuais da educação, produzido em língua portuguesa e focado nas questões de países falantes dessa língua.

O podcast é realizado pela FreshEd, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos, que abriga, além do Eduquê, os podcasts FreshEd, Flux, The Thinking Ear (estes em inglês) e Aula Divergente (em espanhol). Atualmente, o Eduquê integra o Projeto de Extensão “O Direito à Educação: políticas educacionais para quem tem direito, para quem garante o direito” e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De forma descontraída, os apresentadores Rui da Silva (Universidade do Porto, Portugal) e Claudia Moreira (Setor de Educação da UFPR) entrevistam ativistas e acadêmicos e discutem variados tópicos do âmbito educacional nacional e internacional com os convidados, buscando entender também como essas questões impactam o presente e o futuro de todos.

Do geral para o específico, do país à escola, através de entrevistas com diferentes pesquisadoras e pesquisadores em educação e atores da sociedade civil a cada episódio, pretendemos trazer para a discussão temas que vão do global para o local – e vice-versa – por meio de geografias e perspectivas que possam servir de reflexão para as/os ouvintes. Este ano, o tema é Educação em processos migratórios, assim, diversas percepções e estudos ao redor desse tópico já foram discutidos, assim como novos olhares estão vindo nos próximos episódios.

Podcasts têm sido cada vez mais presentes em espaços acadêmicos e informais como meio de transmissão de informação qualificada. Acreditamos que esse conteúdo pode ser de grande relevância para o desenvolvimento da expansão do conhecimento, dentro e fora das dimensões acadêmicas.

Os episódios estão disponíveis nas plataformas de áudio como o Spotify e, também, no site Eduquê

Com informações do projeto de Extensão

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.