Projeto de alimentos orgânicos da UFPR Palotina expõe trabalhos em evento de agricultura

19 fevereiro, 2024
15:00
Por Camille Bropp
Extensão e Cultura

Divulgação das pesquisas no desenvolvimento de bioestimulantes para culturas de alho e cebola estiveram entre as atividades do projeto “A Produção de Alimentos Orgânicos” durante o Show Rural 2024, em Cascavel (PR)

O trabalho em agroecologia do projeto de extensão “A Produção de Alimentos Orgânicos”, do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi apresentado durante o Show Rural 2024, em Cascavel (PR). O evento da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel) ocorreu de 5 a 9 de fevereiro na cidade paranaense, com público estimado em cerca de 300 mil visitantes.

O projeto participou da Vitrine de Tecnológica de Agroecologia (Vital), que integrou o evento. O espaço é um modelo de propriedade agroecológica autossustentável onde são implementadas tecnologias e práticas de cultivo que podem ser utilizadas pelos agricultores para produção de alimentos pelo sistema de base ecológica.

Projeto apresentou seus resultados em agroecologia. Na foto, o professor Juliano Cordeiro, coordenador; e Ana Carolina Zampieri Farina, estudante do Curso de Agronomia do Setor Palotina

É utilizado de maneira conjunta por 13 instituições públicas, privadas e do terceiro setor ligadas à área de agroecologia e completou 20 anos nesta edição.

Agroecologia

Durante a Vital, o projeto pôde informar a comunidade da agricultura sobre suas atividades extensionistas referentes ao desenvolvimento de uma tecnologia que usa nanopartículas de carbono como bioestimulantes vegetais para as culturas de alho e cebola.

A equipe também distribuiu aos visitantes sementes de adubos verdes (o feijão de porco e o feijão guandu) que foram produzidos na área de cultivo orgânico da UFPR Palotina.

O coordenador do projeto, professor Juliano Cordeiro, do Departamento de Ciências Agronômicas (DCA) da UFPR Palotina, avalia que eventos são oportunidades de a universidade levar à sociedade suas contribuições, no caso produção de conhecimento para o desenvolvimento sustentável via agroecologia.

Para conhecer melhor o projeto, leia o artigo “A produção e o consumo de alimentos orgânicos – contribuições acadêmicas, econômicas e sociais”, publicado na revista Extensão em Foco

📳 Receba notícias da UFPR no seu celular

Sugestões

24 julho, 2024

O linguista Carlos Alberto Faraco e o professor de literatura brasileira Fernando Gil são finalistas na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários; Maria Isabel Limongi, na de Filosofia.

23 julho, 2024

Coalizão Paraná pela Década do Oceano já reúne cerca de 90 pesquisadores paranaenses em torno da cooperação e da divulgação de conhecimento sobre temas oceânicos.

22 julho, 2024

Na tarde desta sexta-feira (19/07), a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou uma reunião com representantes […]

22 julho, 2024

Nos dias 20 e 21 de julho o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) […]