Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de alimentos orgânicos da UFPR Palotina expõe trabalhos em evento de agricultura

Divulgação das pesquisas no desenvolvimento de bioestimulantes para culturas de alho e cebola estiveram entre as atividades do projeto “A Produção de Alimentos Orgânicos” durante o Show Rural 2024, em Cascavel (PR)

O trabalho em agroecologia do projeto de extensão “A Produção de Alimentos Orgânicos”, do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi apresentado durante o Show Rural 2024, em Cascavel (PR). O evento da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel) ocorreu de 5 a 9 de fevereiro na cidade paranaense, com público estimado em cerca de 300 mil visitantes.

O projeto participou da Vitrine de Tecnológica de Agroecologia (Vital), que integrou o evento. O espaço é um modelo de propriedade agroecológica autossustentável onde são implementadas tecnologias e práticas de cultivo que podem ser utilizadas pelos agricultores para produção de alimentos pelo sistema de base ecológica.

Projeto apresentou seus resultados em agroecologia. Na foto, o professor Juliano Cordeiro, coordenador; e Ana Carolina Zampieri Farina, estudante do Curso de Agronomia do Setor Palotina

É utilizado de maneira conjunta por 13 instituições públicas, privadas e do terceiro setor ligadas à área de agroecologia e completou 20 anos nesta edição.

Agroecologia

Durante a Vital, o projeto pôde informar a comunidade da agricultura sobre suas atividades extensionistas referentes ao desenvolvimento de uma tecnologia que usa nanopartículas de carbono como bioestimulantes vegetais para as culturas de alho e cebola.

A equipe também distribuiu aos visitantes sementes de adubos verdes (o feijão de porco e o feijão guandu) que foram produzidos na área de cultivo orgânico da UFPR Palotina.

O coordenador do projeto, professor Juliano Cordeiro, do Departamento de Ciências Agronômicas (DCA) da UFPR Palotina, avalia que eventos são oportunidades de a universidade levar à sociedade suas contribuições, no caso produção de conhecimento para o desenvolvimento sustentável via agroecologia.

Para conhecer melhor o projeto, leia o artigo “A produção e o consumo de alimentos orgânicos – contribuições acadêmicas, econômicas e sociais”, publicado na revista Extensão em Foco

📳 Receba notícias da UFPR no seu celular

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...