Projeto da UFPR forma estudantes de diversos cursos em disciplinas avançadas de matemática

11 dezembro, 2023
10:57
Por Aline Fernandes
Ensino e Educação

A Universidade Federal do Paraná celebrou o encerramento de quatro turmas do Projeto Honors, desenvolvido pelo Departamento de Matemática (Dmat) e voltado para estudantes com altas habilidades na área. A cerimônia reuniu quase 50 alunos de diversas graduações da UFPR, na última sexta-feira (8), que concluíram uma ou mais disciplinas aprofundadas da área – Álgebra Linear, Cálculo I e Cálculo II.

Participaram do evento as turmas dos anos de 2019, 2022 e 2023, que não tiveram solenidade de conclusão em razão da pandemia de Covid-19. Nessas edições, o projeto recebeu estudantes dos cursos de Agronomia, Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Física, Matemática e Matemática Industrial.

Para o representante da comissão pedagógica do projeto, o docente Roberto Ribeiro Santos, o projeto transcende o ensino ao aprimorar habilidades. “O Honors representa um selo de excelência. Somente alunos com habilidades matemáticas avançadas e forte disposição são aceitos após um rigoroso processo seletivo. Muitos desses alunos, em suas carreiras profissionais, contribuirão para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em nosso país”.

Fotos: Marcos Solivan

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora Graciela Inês Bolzon de Muniz entregaram o certificado aos estudantes. “É papel da universidade fomentar a excelência, a qualidade, a inteligência. Essa turma Honors é um orgulho para a UFPR porque vocês representam aquilo que o país precisa”, destacou o reitor.

Também participaram da entrega o diretor do setor de Ciências Exatas, Alexandre Trovon de de Carvalho; o diretor do setor de Tecnologia, professor Luiz Fernando de Lima Luz Junior; o coordenador geral do Núcleo de Concursos e representante da pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional, José Carlos Eidam e o chefe do departamento de Matemática, Manuel Jesus Cruz Barreda.

Projeto Honors

Coordenado por um grupo de coordenadores do Departamento de Matemática da UFPR, o projeto Honors iniciou as atividades em 2017 para suprir a demanda de alunos da UFPR que gostam de matemática e querem construir uma base sólida para disciplinas mais avançadas de seus cursos.

A escolha pelo curso de Agronomia não afastou Alexandre dos Santos da paixão pela matemática. O garoto cursou as disciplinas de Cálculo e Álgebra Linear em 2019. “Foi uma experiência muito bacana, tive oportunidade de conhecer muitas pessoas de outros cursos e ainda posso aproveitar esse conhecimento dentro da minha futura profissão”, disse.

Aos 18 anos, Davi Campos Ribeiro, estudante da graduação em Ciência da Computação, já concluiu as disciplinas de Cálculo I e II no projeto. “O conteúdo foi muito interessante por ser mais aprofundado. As disciplinas dão uma maturidade de matemática maior e contribuem para as próximas disciplinas ao longo da graduação”, concluiu.

Para ingressar na turma, o estudante deve passar por uma prova de seleção. O Departamento de Matemática aplica um teste de nivelamento a todos os calouros, os estudantes com desempenho excepcional no teste de nivelamento são convidados para entrar na turma Honors.

Leia notícias sobre o Honors neste link

Saiba mais sobre o Honors no site do projeto

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.