Projeto Ciclovida promove Passeio Ciclístico neste sábado

Neste sábado tem passeio ciclístico em Curitiba. Quem quiser participar – basta estar condicionado para percorrer um trajeto de 18 quilômetros – deve se inscrever a partir das 9 horas, na Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Histórico da UFPR. A atividade será um “aquecimento” para o Dia Mundial sem Carros, que será realizado na segunda-feira.

Os 300 primeiros inscritos receberão uma camiseta do Ciclodia, como está sendo chamado o evento que é organizado pelo projeto Ciclovida do Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR. O passeio ciclístico terá a largada a partir da Praça Santos Andrade, às 11 horas. Eles percorrerão um trajeto de 18 quilômetros, que incluirá os campi Reitoria, Hospital de Clínicas, Agrárias no Juvevê, Jardim Botânico e chegada no Centro Politécnico.

ATIVIDADES PARA OS CICLISTAS – Chegando no Centro Politécnico, em torno das 13 horas, haverá um piquenique. Cada participante deve levar o próprio lanche. Naquele campus haverá uma série de atividades como exposição de bicicletas antigas, sorteio de brindes, shows com bandas universitárias, gincana e corridas.

MARCHA – Segundo José Carlos Belotto, responsável pelo projeto Ciclovida, o objetivo é estimular cada vez mais a utilização da bicicleta como veículo de um transporte limpo e saudável. Ele próprio utiliza a bicicleta para o trabalho e o lazer, defendendo a bicicleta como uma boa alternativa para que as pessoas deixem os carros na garagem. “Será uma atividade preparatória para o Dia Mundial Sem Carros”, diz Belotto, que também apóia a “Marcha das 1000 bikes” organizada pelo grupo Bicicletada Curitiba. A marcha está programada para a segunda-feira, dia 22 de setembro, a partir das 18 horas, com concentração no campus Reitoria.

CONVERSA COM CANDIDATOS – Na segunda-feira, às 14 horas, haverá ainda mais uma atividade: no Auditório da Progepe, os candidatos a Prefeito de Curitiba participarão de uma conversa com sobre a mobilidade de bicicleta.

Foto: Getty Images

Fonte: Leticia Hoshiguti