Ciclovida recebeu, durante a COP 30, o Prêmio Bicicleta Brasil entre instituições de ensino na categoria Cultura da Bicicleta
Durante a COP 30, o projeto de extensão Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu um importante reconhecimento. Promovido pelo Ministério das Cidades e em sua segunda edição, o Prêmio Bicicleta Brasil faz parte do Programa Bicicleta Brasil, que incentiva a bicicleta como meio de transporte no país. A premiação reconhece ações que valorizam, divulgam e estimulam boas práticas que incentivem o uso da bicicleta.
Para o coordenador do projeto, José Carlos Belotto, o prêmio tem grande importância pelo reconhecimento do trabalho feito. Além da entrega ter sido feita na COP 30, evento que discute a sustentabilidade no planeta. “Ter essa divulgação na COP 30 para nós é uma satisfação. A gente acredita que realmente a bicicleta deve receber muito incentivo para que o planejamento urbano das cidades valorize ela como meio de transporte”, afirma.
O prêmio avalia separadamente instituições de ensino, o poder público, o setor privado e organizações e representantes da sociedade civil. Separados, eles concorrem entre si nas categorias Cultura da Bicicleta, Sustentabilidade, Saúde e Qualidade de Vida, Desenvolvimento e Planejamento e Conscientização.
O projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ciclovida, foi o vencedor na categoria Cultura da Bicicleta, tendo avaliados critérios relacionados à cultura da bicicleta, mobilidade urbana, incentivos, saúde e planejamento. Todos os projetos que chegam na fase final da premiação recebem o Selo Bicicleta Brasil, que reconhece boas iniciativas na área.
Belotto também recorda que a premiação ajuda na visibilidade do projeto. Por estar em uma universidade, onde existe grande presença de jovens, ele acredita que ajuda a transformar socialmente as pessoas para adquirirem o hábito do uso da bicicleta e ajudarem na causa da ciclo mobilidade e sustentabilidade.
O Ciclovida foi criado em 2008 e, atualmente, desenvolve três projetos e 22 ações em parceria com departamentos e setores da UFPR. Os projetos são o Desafio Intermodal, o CoolabBici e a Rota Caiçara de Cicloturismo. O objetivo do projeto é tornar a UFPR um núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade saudável e sustentável.
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]