Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programas de Residências do CHC-UFPR/Ebserh formam 228 profissionais especializados

O CHC-UFPR/Ebserh entregou, neste mês de fevereiro, mais 228 especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento da saúde. Os Programas de Residência Médica e Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar, preparam os profissionais unindo a formação técnico-científica com a prática assistencial, possibilitando aos residentes obter uma ampla experiência em sua área de atuação após a conclusão do curso.

“Esse é um momento especial para o CHC-UFPR/Ebserh: a conclusão das residências médica e multiprofissional. Quero agradecer a todos os professores, coordenadores, preceptores, supervisores dos programas de residência, pois tenho a certeza que o trabalho de vocês fez com que esse momento chegasse com êxito ao entregarmos profissionais altamente capacitados para a sociedade”, destaca a superintendente do Complexo, Claudete Reggiani.

Reconhecido pela excelência na formação em saúde, os programas de residência do Complexo preparam os profissionais tanto para o mercado quanto para a carreira acadêmica e científica.

O término de um curso de residência representa uma etapa muito importante na carreira desses profissionais, pois serão capazes de prestar atendimentos especializados, fazer diagnósticos precisos e orientar os pacientes para os melhores tratamentos.

A superintendente do CHC-UFPR/Ebserh, Reggiani, ressalta ainda, que os últimos anos foram diferentes em virtude da pandemia de Covid-19 e que todos os residentes contribuíram com seus conhecimentos e enfrentaram o desafio juntamente com os empregados e servidores do hospital.

Os residentes médicos e multiprofissionais tiveram um papel fundamental tanto na assistência aos pacientes internados por COVID-19 quanto em relação aos demais pacientes assistidos no CHC-UFPR. “É preciso reconhecer que sem a sua atuação teria sido muito mais difícil atender às demandas com a mesma abrangência e efetividade, considerando o grande e sempre crescente volume de pacientes e a necessidade de assistência complexa, especializada e de qualidade”, explica o Chefe do Setor de Ensino do CHC-UFPR/Ebserh, Vinícius Cestari Felix.

Para Amanda Inocêncio, enfermeira que concluiu a residência multiprofissional na área de Urgência e Emergência, a residência permitiu que os profissionais se tornassem fortes, seguros e competentes, e, principalmente, pessoas melhores. “A residência foi intensa e diferente de todas as outras anteriores, porque enfrentamos o período da pandemia desde o primeiro caso confirmado. Essa experiência mostrou que a equipe multiprofissional é essencial para o bom funcionamento do sistema de saúde”, ressaltou Amanda.

Ícaro Pires, que concluiu a residência médica em otorrinolaringologia, destaca que a residência exigiu grande dedicação e trouxe muitos desafios, mas que todo o esforço foi válido. “Partimos agora para uma nova jornada de nossas carreiras como especialistas com o orgulho e a responsabilidade de carregar, daqui para a frente, o nome do Hospital de Clínicas da UFPR”, disse o médico que também agradeceu a todos os profissionais da instituição pelo seu trabalho que torna o CHC-UFPR/Ebserh um grande complexo de ensino, pesquisa e assistência.

Residência Multiprofissional

Seis Programas Integram a Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar, que formaram 58 profissionais especialistas neste ano: Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde da Mulher; Cardiovascular; Oncologia e Hematologia e Urgência e Emergência.

Os Programas recebem profissionais de diversas áreas: assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, farmacêuticos bioquímicos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Residência Médica

O Programa de Residência Médica do Complexo HC, além de ser um dos mais antigos do Brasil, é um dos poucos do país a oferecer quase todas as especialidades médicas: 53 cursos de especialização. Neste ano, 170 médicos especialistas foram formados no Complexo.

Crédito: Assessoria de comunicação do Complexo HC/UFPR

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...