Programação da UFPR TV de 23 a 28 de junho

Não perca a programação da UFPR TV, que traz informações a respeito de tudo que acontece na UFPR durante a semana. Para ter acesso ao conteúdo da programação, sintonize os canais 15 da NET ou 71 da TVA.

àDependências químicas e não só – No Olho Clínico dessa semana, o psiquiatra e coordenador do Ambulatório de Dependências Químicas do Hospital das Clinicas da UFPR, Ricardo Soares, fala sobre diversos tipos de vícios, como o álcool , o tabagismo, os jogos e as compras. Confira essa conversa com o jornalista Ney Hamilton nessa segunda-feira, às sete da noite.

àPlágios de monografias: Será que o aluno encontrado com trabalhos acadêmicos plagiados dever sofrer algum tipo de sanção? Que atitudes a universidade tem em relação a esse tipo de caso? Confira isso e muito mais, no programa UFPR Hoje dessa semana. Nessa segunda-feira, às sete e meia da noite.

à Ney Braga – Nessa semana, o programa Memória Paranaense resgata a entrevista feita com o ex-governador Ney Braga, já falecido. Ele exerceu o cargo durante os anos 70. O programa vai ao ar logo após o UFPR Hoje, toda segunda-feira.

à Conforto ambiental – A qualidade do ar dentro da nossa casa é sempre pior do que o ar externo. O coordenador do Laboratório de Conforto Ambiental da UFPR, professor Aloísio Schmid, explica por quê. Ele ainda menciona quais são os principais agentes poluidores que existem dentro de casa e como podemos evitá-los. Confira no Scientia dessa semana, terça-feira, às sete da noite.

à Saiba como usar o cartão de crédito: Você sabe o que é um cartão de crédito? Como ele funciona? Quais as vantagens e desvantagens? A professora Ana Paula Cherobim dá as dicas no programa Trocando em Miúdos dessa terça, às sete da noite.

à Amor de pai e mãe: No Sem Brincadeira dessa semana, o tema gira em torno das brigas e desentendimentos dos casais que podem interferir no crescimento dos filhos. O psicanalista Léo Cardon, do Grupo Dedica, ensina os pais a passar por este desafio. Terça, logo após o Trocando em Miúdos.

àDe enfermeira a heroína: A conversa do Persona dessa semana é com Virginia Leite. Ela participou da Segunda Guerra Mundial como enfermeira da FEB – a Força Expedicionária Brasileira – , quando cuidou de vários soldados feridos no campo de batalha. Conheça a história de vida desta paranaense. Quarta-feira, às sete da noite.

à Qualidades dos mapas: Nessa semana, a engenheira cartógrafa Deise Lazzarotto explica se os mapas respondem às nossas necessidades na identificação das ruas, bairros, localidades ou cidades. Doutora em Ciências Geodésicas pela UFPR, ela estudou as qualidades dos mapas e desenvolveu uma metodologia para avaliar o seu funcionamento. O Em Tese vai ao ar toda quinta-feira, às sete da noite.

à Para quem gosta de MPB: Confira nessa semana uma entrevista com Doriane Rossi. Ela é a diretora do novo espetáculo do grupo de MPB da UFPR. Assista também histórias de artistas famosos que sofreram com doenças reumáticas no livro do médico Valderilio Feijó de Azevedo. Além disso, o crítico de cinema Marden Machado relembra os 20 anos do filme “Uma cilada para Roger Rabbit”. Sintonize o Caldo de Cultura às sete e meia da noite, toda quinta-feira.

àCobras e lagartos: Temas da atualidade são discutidos no Cobras e Lagartos pelos convidados do jornalista Ney Hamilton. No ar, às sextas-feiras, a partir das sete da noite

à Informação: Reserve um espaço para conhecer o que aconteceu na universidade durante a semana, assistindo ao telejornal UFPR Notícias. Sete da noite, todo sábado!

Fonte: ACS