Programação da UFPR TV de 16 a 21 de junho

Na programação da UFPR TV, informações a respeito de tudo que acontece na UFPR durante a semana. Para ficar por dentro, sintonize os canais 15 da NET ou 71 da TVA.

Cálculo Renal – No Olho Clínico dessa semana, o nefrologista do Hospital das Clínicas, Rogério Mulinari, explica o que é o cálculo renal, mais conhecido como “pedra no rim”, esclarecendo como ele se forma, como descobrir a doença e como se tratar. Confira nesta segunda-feira, às sete da noite.

Apoio é fundamental: O UFPR Hoje desta semana vai mostrar o que é e como funciona o Napne (Núcleo de Apoio ao Portador de Necessidades Especiais), que presta assistência a alunos, servidores e professores da UFPR. Os serviços vão desde o acompanhamento psicológico até a elaboração de equipamentos que facilitem a vida de deficientes físicos, visuais e auditivos. Nesta segunda-feira, às sete e meia da noite.

O homem dos efeitos especiais: O Memória Paranaense desta semana recebe Osni Bermudes, editor de televisão que durante os anos 60 criou os “traquitanas”, bonecos ilustrativos e animados que preenchiam os intervalos da programação da tevê na falta de videoteipes e comerciais, e que foi o precursor dos efeitos especiais televisivos. O Memória Paranaense vai ao ar logo após o UFPR Hoje, toda segunda-feira com um

entrevistado que fez a diferença na história da cidade.

Glaucoma – Numa pesquisa inédita na América Latina, a UFPR determina a ocorrência de glaucoma na Região Metropolitana de Curitiba, dando subsídios para políticas públicas de erradicação do mal, uma das principais causas de cegueira na população. Acompanhe esse projeto no Scientia desta semana. Terça, às sete da noite.

Educação financeira: Quando começar? Quando os pais devem ensinar aos filhos sobre economia e dinheiro? É certo dar mesada? Jovem deve ter conta em banco? Saiba mais a respeito do assunto com a professora Ana Paula Cherobim no Trocando em Miúdos desta terça – feira, às sete da noite.

Amor de pai e mãe é para sempre? No Sem Brincadeira desta terça, o tema gira em torno do fim do relacionamento dos pais. Como a criança é afetada, como os pais podem explicar a separação e como não colocá-la sob o fogo cruzado? O Picanalista Luiz Pujol, do Grupo Dedica, ensina os pais

a passarem por este desafio. Logo após o programa Trocando em Miúdos.

Da Alemanha para o mundo: A conversa do Persona desta semana é com a pedagoga curativa e tErapeuta social Evelyn Schven, que utiliza os fundamentos da antroposofia, uma ciência espiritual elaborada na Alemanha, há mais de 20 anos. Ela aborda esse assunto em conversa com o jornalista

Nelson Zucchi. Quarta-feira, às sete da noite.

Diferenças na quadra de esportes: Confira no Em Tese desta quinta uma entrevista com o professor de Educação Física da UFPR e mestre em Educação, Marcelo Moraes e Silva. Ele conta um pouco da influência dasaulas de educação física no desenvolvimento da personalidade de meninos e

meninas.

O Em Tese vai ao ar toda quinta-feira, às sete da noite.

Pra quem gosta de cultura: Está à procura de bons shows, exposições e eventos culturais em Curitiba? Quer conhecer um pouco mais sobre o que a cidade tem de melhor em termos de cultura? Sintonize o Caldo de Cultura às sete e meia da noite, toda quinta-feira.

Cobras e Lagartos: Temas da atualidade são discutidos no Cobras e Lagartos pelos convidados do jornalista Ney Hamilton. No ar às sextas-feiras, a partir das sete da noite.

Informação: Reserve um espaço para conhecer o que aconteceu na universidade durante a semana, assistindo ao telejornal UFPR Notícias. Às sete da noite, todo sábado!

Fonte: UFPR TV