Programação da UFPR – 24 a 29 novembro

Confira o que a UFPR TV exibe nas áreas de cultura, ciência, tecnologia, economia e informação. Para ter acesso à programação, sintonize os canais 15 da NET ou 71 da TVA.

 Sofrimento precoce – No programa Olho Clínico desta segunda, você acompanha quais as doenças de adultos que têm atingido as crianças. Não perca a entrevista feita por Ney Hamilton e que vai esclarecer quais as alternativas para evitar esse problema. Segunda, sete da noite.

 Ao alcance de todos – Um pouco da história e das atividades do Programa de Inclusão Digital Social da UFPR, é o destaque desta semana no UFPR Hoje. O programa é uma parceria entre a Escola Técnica e a Funpar, que proporciona aulas de informática e internet a alunos das mais variadas idades. Segunda, às sete de meia da noite.

 Arqueologia – Objetos retirados de escavações no setor histórico de Curitiba dão um panorama da sociedade local em séculos passados. Confira esse trabalho no Scientia dessa semana. Na terça-feira, às sete da noite.

 Cesta básica – Você sabe quais os produtos que fazem parte de cesta básica? E sabe como é calculado o salário mínimo? Respostas a essas e a outras perguntas são esclarecidas entre as dicas de Economia que dá a professora Ana Paula Cherobim, todas as terças. O Trocando em Miúdos vai ao ar às sete da noite.

 Olhar atento – Febre, manchas e outros sintomas aparentemente inofensivos estão presentes na vida das crianças, fazendo parte do crescimento delas. Saiba mais sobre as doenças que podem afligir seu filho, na conversa com o pediatra do Grupo Dedica, Luiz Pujol. Ele é o convidado da pediatra Luci Pfeiffer, no programa Sem Brincadeira. É na terça-feira, logo após o Trocando em Miúdos.

 Qualidade da água – Nesta semana, o jornalista Nelson Zucchi entrevista o coordenador do grupo de Química Ambiental da UFPR Marco Tadeu Grassi. O professor fala sobre os trabalhos desenvolvidos na universidade para monitorar e melhorar a qualidade desse precioso recurso natural. Quarta – feira, às sete da noite.

 Carreira e sucesso – O programa Vocação desta semana aborda as questões relativas ao curso de Educação Física da UFPR. O número de vagas, as opções que o mercado oferece a quem escolhe esse curso e a opinião de alunos e professores sobre a profissão. O Vocação é exibido na quarta, às sete e meia da noite.

Ecoturismo – No Em Tese desta semana, o encontro é com a mestre em Agronomia, Sueli Naomi Ota. Ela explica que o ecoturismo é uma atividade com um potencial para melhorar as condições socioeconômicas e ambientais da Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. Acompanhe conosco a entrevista, nesta quinta-feira, às sete da noite.

 Espaço para a cultura – O Caldo de Cultura desta quinta-feira visita “Poética da Percepção”, uma mostra de arte que instiga os sentidos. O programa traz também o Seminário Educação Inclusiva em Museus, promovido pelo MAE, Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR; o novo espetáculo da Companhia Palavração da UFPR, “A Casa de Bernarda Alba”; e o melhor do cinema com o crítico Marden Machado. Não perca, às sete e meia da noite.

Cobras e lagartos – Assuntos da atualidade são debatidos todas as sextas no programa Cobras e Lagartos. Com o jornalista Ney Hamilton e seus convidados: os professores Mário Negrão, Hugo Mengarelli e Belmiro Valverde. Sete da noite.

 Informação ¬– O UFPR Notícias que traz informações sobre tudo o que aconteceu na universidade mais antiga do Brasil durante a semana. Acompanhe com a gente, às sete da noite, todo sábado!

Fonte: TV UFPR