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UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa UFPR híbrida oferece vivências formativas com acessibilidade para a comunidade surda

A Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead/Prograd) vem desenvolvendo ao longo do primeiro semestre diversas vivências formativas para a educação híbrida – uma modalidade de aprendizagem que integra os ensinos online e presencial de forma integrada.

As oficinas são voltadas para as comunidades ouvinte e surda da Universidade Federal do Paraná. As atividades fazem parte do programa UFPR híbrida, que tem como objetivo disseminar a integração das tecnologias educacionais na educação presencial.

A vivência formativa utiliza técnicas que vão além de uma aula expositiva, com a participação ativa de todo o grupo durante a oficina.

Já foram realizadas oficinas de Educação Híbrida, abordando a inserção de metodologias online; Moodle básico, sobre o desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem; Design Thinking, em busca de soluções inovadoras no âmbito educacional e na gestão; e produção de videoaulas, por meio de conceitos técnicos e pedagógicos de como gravar videoaulas caseiras e em estúdio.

“Nosso objetivo é promover a integração do online com o presencial de forma fluída, sem essa dicotomia. A ideia é dar a habilidade para os professores e mostrar que também estamos aqui para apoiá-los nesse processo de construção”, afirma Natália Savione Machado, técnica em assuntos educacionais da Cipead.

Acessibilidade

O docente Brenno (de vermelho) acompanha as oficinas com o auxílio do intérprete de libras  Rhaul de Lemos Santos. Foto: Leonardo Bettinelli

A programação conta com a presença de intérpretes do curso de Letras Libras da UFPR.

Um dos participantes, o docente Brenno Barros Douettes, é surdo. “A educação híbrida foi algo que me abriu os horizontes, pude pensar em novas estratégias metodológicas para que os alunos surdos também se desenvolvam. O surdo tem a língua de sinais para se comunicar e consegue se desenvolver assim como os alunos ouvintes”, explica o professor do curso de Letras Libras da UFPR.

A intérprete de libras da UFPR, Marrie Alves, acredita que a iniciativa é possível pela política de atuação da universidade. “Temos nove docentes e cerca de 90 estudantes surdos em toda a universidade, precisamos garantir a comunicação dessas pessoas em vários ambientes. A UFPR é uma das universidades que melhor trabalha a acessibilidade, com respeito e uma visão diferenciada”.

“Sempre tivemos um afastamento da comunidade surda e estamos caminhando para uma UFPR mais acessível. Queremos integrar todas as comunidades de pessoas com necessidades especiais e construir a universidade juntos”, completa Natália Savione Machado.

Novas atividades

A UFPR realizará, a partir do dia 18 de junho, o primeiro curso de formação continuada para a comunidade surda. A programação é promovida pela Cipead, em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas.

O curso “Educação Híbrida” terá duração de 45 horas e pretende tornar o AVA – ambiente virtual de aprendizagem – e os materiais didáticos mais acessíveis e inclusivos.

O material utilizado terá versões em português e em língua de sinais. Um intérprete vai auxiliar o aluno surdo nas tarefas do ambiente virtual. As inscrições serão realizadas no final do mês de maio, na página da Cipead.

Também em junho será realizada uma oficina sobre tecnologias educacionais para os participantes das primeiras vivências formativas. A proposta é abordar a configuração de software para a realização de avaliações dinâmicas em sala de aula e o uso de aplicativos em apresentações de atividades e construção de mapas mentais.

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