Programa que reduziu consumo de energia ganhou premio nacional

O projeto teve a aprovação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e foi financiado pela COPEL. Em um ano, a estimativa é que a UFPR tenha economizado R$ 80 mil em gastos com energia elétrica no Centro Politécnico, segundo o engenheiro eletricista do Laboratório de Qualidade e Eficiência da Energia Elétrica, Fernando Augusto Lopes Côrrea.

Piloto – Na parte externa do Centro Politécnico foram implantadas 310 lâmpadas de vapor de sódio de 70 watts. Além de reduzir o consumo, são luminárias de alta eficiência e ainda ecológicas porque proporcionam uma iluminação amarelada e, com isso, afastam os insetos.

A Biblioteca do Setor de Ciências Exatas foi outro setor contemplado com as modificações. As 960 lâmpadas anteriores foram substituídas por 480 fluorescentes de alta eficiência. Nos dois casos são equipamentos mais caros, mas que proporcionam uma luminosidade maior e com gasto bem menor de energia. É um investimento que compensa, destaca o engenheiro eletricista. Os recursos antes desperdiçados agora podem ser investidos em novas ações de eficientização e em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Um novo projeto já foi aprovado pela ANEEL e prevê a aplicação de R$ 470 mil na substituição de luminárias das salas de aula dos setores de Tecnologia e Ciências Exatas, prédios da PRHAE, D. Pedro II e parte externa do campus do Jardim Botânico. O objetivo é obter uma economia de R$ 150 mil por ano no gasto com energia elétrica.

Além do engenheiro eletricista Fernando Lopes Côrrea, participaram do projeto os professores Ewaldo de Mattos Mehl, do Departamento de Engenharia Elétrica e Aloísio Schmid, do Departamento de Arquitetura. A solenidade de premiação será dia 9 de maio, no Rio de Janeiro, onde os premiados divulgarão os trabalhos e receberão troféus. O prêmio inclui uma viagem aos Estados Unidos para ao programa de treinamento no Lighting Institute da General Eléctric em Cleveland, Ohio.

Fernando Augusto Lopes Côrrea, ganhador do prêmio
Foto: Arquivo