Programa ITCP participa de Seminário na Argentina

21 setembro, 2023
11:00
Por Juliana Marques
Extensão e Cultura

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) participou, no início deste mês, do Seminário do Comitê de Processos Cooperativos e Associativos da Associação das Universidades do Grupo Montevideo (PROCOAS). O evento, que reuniu 15 instituições da América Latina ocorreu entre os dias 6 e 9 de setembro, na Universidad Nacional del Litoral, em Entre Ríos, Argentina.

O PROCOAS é um espaço interdisciplinar e coletivo, que busca incentivar e promover processos relacionados a programas que integrem o tripé ensino-pesquisa-extensão. As Pró-reitorias de Extensão e Cultura (PROEC) e de Assuntos Estudantis (PRAE) apoiaram a participação presencial no encontro.

As estudantes Maria Guimarães (Jornalismo), Stefany Oliveira (Design Gráfico), Emily Franco (Zootecnia), Allana Martins (Psicologia), Jessica Viana (Engenharia da Computação), Vitória Porto (Ciências Econômicas), Amanda Sanches (Agronomia) e Maria Júlia Denega (Comunicação Institucional) e a atual coordenadora da ITCP, Maria Rita Taques Michalski, foram autoras e coautoras de cinco artigos aprovados. A ITCP também esteve no comitê científico e na organização do evento.

Os trabalhos trouxeram relatos sobre algumas iniciativas que são coordenadas pela ITCP: a Rede de Mulheres Empreendedoras e Líderes (MEL), que atualmente estimula a reintegração de mulheres egressas do sistema penitenciário; os impactos socioambientais de uma cooperativa agroecológica apoiada pela ITCP; o processo de educação popular desenvolvido pela incubadora, que privilegia a construção do conhecimento por meio da educação popular; o projeto Economia Solidária e Desenvolvimento para Estrangeiros, que promove condições para que estudantes estrangeiros consolidem sua inclusão na sociedade brasileira; e a criação e o fortalecimento de diversas cooperativas populares em Curitiba e Região Metropolitana.

As estudantes relatam que o compartilhamento dos conhecimentos foi enriquecedor para suas formações. “São os projetos extensionistas que formam o diferencial da universidade, que formam profissionais riquíssimos de conhecimento e experiências”, relata Stefany. “Inclusive, a presença das estudantes extensionistas da UFPR foi entendida como um passo importante para o evento. Os realizadores pretendem incentivar nos próximos: a participação dos alunos ligados à extensão”, completa Vitória.

A ITCP-UFPR é um programa de extensão que promove a economia solidária por meio do apoio ao desenvolvimento de cooperativas populares. Fundada em 1998, a incubadora busca fomentar a geração de trabalho e renda, a inclusão social e a sustentabilidade econômica por meio da incubação e assessoria técnica de empreendimentos coletivo, sendo um espaço de pesquisa e extensão universitária voltado para a economia solidária, buscando integrar a academia com as demandas e realidades dos empreendimentos populares.

Imagem do encontro. Créditos: Equipe ITCP.

Por PROEC UFPR.

Sugestões

16 julho, 2024

Segundo cientista social que pesquisou cobertura da Folha de São Paulo, discurso para justificar política de repressão tinha jovens e pobres como alvos

15 julho, 2024

A abertura de disciplinas isoladas para o segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade […]

15 julho, 2024

Guilherme Pinheiro e Amanda Hashimoto inscreveram no Aerogel Architecture Award 2024 um plano de transformação do sobrado histórico abandonado no Centro de Curitiba

11 julho, 2024

Doze calouros da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de […]